Em reunião na noite dessa terça-feira (7) com o prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas), o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, anunciou rapidez na tramitação e análise de créditos dos projetos em trâmite na Caixa Federal para pavimentações no município. Rio Claro busca recursos equivalentes ao teto de financiamento, que é de R$ 30 milhões, para pavimentar os 20 bairros que estão sem asfalto ou são apenas parcialmente pavimentados. “Recebemos do ministro o compromisso de prioridade para nossa solicitação e de que, se for possível, os convênios sejam assinados o quanto antes”, informa Juninho.
A comitiva de Rio Claro, que também foi integrada pelo presidente da Câmara Municipal, André Godoy (Democratas), pelo vereador Júlio Lopes (Progressistas), e pelos secretários municipais Gilmar Dietrich (Finanças) e Paulo Roberto de Lima (Obras) e o empresário Edson Cortez, tratou de outros assuntos no Ministério das Cidades.
O município protocolou pedido de equipamentos públicos para conjuntos residenciais nos bairro Araucária e Jardim das Nações, e fez solicitação para a construção de mais creches e escolas de Ensino Fundamental.
Essa é a segunda reunião neste ano de que o prefeito Juninho participa em Brasília como parte das articulações para asfaltar vias de Rio Claro. Em fevereiro o prefeito também esteve no Ministério das Cidades discutindo o tema. “Mas começamos esse trabalho já no ano passado, assim que assumimos a prefeitura, pois são décadas de dificuldades aos moradores desses locais que convivem com lama e poeira”, ressalta Juninho, lembrando que a prefeitura não tem recursos próprios para bancar o alto custo das obras, que incluem a infraestrutura para escoamento de águas das chuvas.
O prefeito também ressaltou que o pleito por financiamento só é possível porque o município conseguiu pagar dívidas herdadas e, desta forma, recuperar a Certidão de Regularidade Previdenciária e a Certidão de Negativa de Débitos Tributários, necessárias para o município receber recursos federais.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal, o município vem trazendo importantes melhorias à população a partir de parcerias e do bom trânsito de Rio Claro em outras esferas de governo. “Queremos estender os benefícios dessa nova postura política, adotada a partir do ano passado, aos moradores que há anos pedem asfalto”, ressalta André Godoy, citando que, com apoio externo, o município ganhou no mês passado creche no bairro Terra Nova, está construindo escolas com 780 vagas no bairro Benjamin de Castro e no Jardim Novo e passou a contar com unidade local da Universidade Virtual do Estado de São Paulo.