Desde o dia 21 de março, a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade em Rio Claro está fechada e com visitações suspensas, conforme determinação do Governo do Estado de São Paulo. A medida foi adotada como medida de prevenção ao Coronavírus também em ambientes de acesso público.
Mesmo com determinação e orientação para que as pessoas não frequentem a Floresta Estadual “Edmundo Navarro de Andrade” no período de quarentena, que visa a prevenção contra o coronavírus, muitos têm se arriscado e não cumprido a recomendação. A Polícia Ambiental já flagrou diversas pessoas que foram autuadas durante as fiscalizações.
O gestor da Feena, Rodrigo Campanha salienta que a determinação continua valendo em Rio Claro. “É bom ressaltar que em Rio Claro ainda não estamos na fase que permite a reabertura, portanto o local permanece fechado”, observa.
Como Rio Claro regrediu na fase de flexibilização, o espaço ainda não tem autorização para receber o público. População deve ficar atenta e respeitar a medida. “Pedimos bom senso e cooperação que em breve estaremos abertos com os devidos cuidados recomendados”, ressalta o Gestor Florestal.
Governo do Estado reabre mais seis parques urbanos nesta semana
A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) retomou nessa segunda-feira (20) a visitação de mais seis parques estaduais em São Paulo. A reabertura segue as mesmas medidas adotadas pelos outros nove parques já reabertos, com restrição de portões, horário de funcionamento, além de regras específicas.
A pasta vai monitorar as atividades e comportamento da população nos espaços durante as primeiras semanas para deliberar sobre a abertura integral.
Os parques urbanos da Juventude, Horto Florestal, Jequitibá, Jacuí, Biacica e Jardim Helena funcionarão de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Espaços fechados como bibliotecas, salas de atividades, museus e orquidários permanecerão com restrição. Será recomendada visita ao parque apenas para atividades físicas individuais como corridas, caminhadas, ciclismo, entre outras.
Em todos os locais, a limpeza e desinfecção dos banheiros serão intensificadas. O uso de máscara continuará obrigatório, bem como o distanciamento social. Os permissionários de alimentação devem seguir as regras específicas do setor e há totens com álcool em gel 70% em pontos estratégicos. Não é recomendado o uso de quadras, campos e parquinhos.
Os protocolos estão disponíveis no site da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/ e no Diário Oficial do Estado.
Unidades de Conservação e parques naturais – Jaraguá e Cantareira (Núcleo Pedra Grande) seguem os mesmos horários, cujas visitas devem ser agendadas com antecedência mínima de 24 horas por meio do Site da Fundação Florestal, órgão responsável pelas duas Unidades de Conservação, e obedecer ao limite de 30% da capacidade. As trilhas com ocorrência de mamíferos e cachoeiras permanecerão fechadas.
Zoológico, Zoo Safári e Jardim Botânico – Visitações durante a semana é das 10h às 16h; aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h, com restrição de 50% dos ingressos. O Jardim Botânico estará fechado às segundas-feiras para manutenção. Nesta etapa, apenas a área de visitação aberta poderá ser utilizada. Para visitação ao Zoo Safári, é permitido uso apenas de veículos particulares (o serviço de vans está suspenso).
Parques urbanos abertos – Segunda a sexta-feira, das 10h às 16h
Desde 13 de julho: Villa-Lobos; Cândido Portinari; Água Branca; e Ecológico do Tietê.
A partir de 20 de julho: Juventude; Horto Florestal; Jequitibá; Jacuí; Biacica; e Jardim Helena.
Fotos: Divulgação