As atividades de educação ambiental, no âmbito da educação infantil, se fortaleceram nos últimos anos, e tem o propósito de proporcionar aos alunos das séries iniciais, conhecimentos básicos e familiarização dos temas de meio ambiente.O principal mecanismo é envolver os alunos, a partir de trabalhos práticos e atividades interativas e lúdicas, a criatividade, descoberta e construção do conhecimento ambiental criando um elo afetivo. Isso se deve, pois o público infantil capta conhecimento e aprende, sobretudo pela observação e práticas que levem à memorização.
A escola municipal Dom Pedro I é destaque em projetos de educação ambiental no âmbito da educação infantil no município de Rio Claro. Assim, a partir de recursos e dispositivos didáticos como histórias, brincadeiras, dinâmicas, trabalhos de campo, teatros, fantoches, palestras e passeios, têm-se a alfabetização ambiental, o primeiro passo (despertar) para que esses alunos tornem-se cidadãos conscientes sobre sustentabilidade.
Entre os projetos, destaca-se o que envolve a temática do elemento solo no meio ambiente. Desenvolvido com os alunos do Infantil I da escola, em conjunto com pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), foi realizada uma visita ao campus da Universidade para análise empírica (observação e descrição) de elementos do solo do campus e destaque aos insetos importantes daquele habitat.
Segundo a Professora Ilta Aparecida da Silva, a importância desta observação do solo, a partir de explicações de pesquisadores da Unesp, permitiu descobertas por parte das crianças, principalmente ao relatar que as formigas, assim como as abelhas, são polinizadoras e ajudam na fertilização de plantas, e que estes insetos estão organizados por uma hierarquia, e têm papel significativo na natureza para o equilíbrio ecológico.
Outro ponto, segundo aponta a educadora, foi mostrar aos alunos que o ser humano precisa avaliar suas ações, pois estas podem ser prejudiciais aos animais e insetos que vivem no solo, e que tanto auxiliam para que um habitat permaneça em perfeita harmonia, ou seja, estável.
Segundo o pensador Albert Schwweitzer, quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante. Sendo assim, a manutenção e o respeito aos seres vivos, e suas funções na terra, estão diretamente relacionada à nossa sobrevivência.
Neste sentido, nota-se que este trabalho em campo permitiu que os alunos estimulassem pessoas de seu convívio (familiares) a respeitar os insetos, mostrando que eles também têm importância no ciclo de vida da natureza, assumindo uma interatividade harmônica, e contribuindo para um ambiente sustentável e equilibrado.
Portanto, para que os ensinamentos, atitudes e valores em relação ao meio ambiente sejam aprendidos, assimilados e fortalecidos ao longo da vida, perpetuando-se para as futuras gerações, faz-se necessário construir um caminho educativo com início na primeira infância.
Por Éder Varussa