Dia do Engenheiro Florestal
Em 12 de julho é comemorado o dia do Engenheiro Florestal, data esta em homenagem a São João Gualberto, que morreu em 12 de julho de 1073, um monge italiano que dedicou grande parte de sua vida ao cultivo de bosques florestais e foi consagrado pelo Papa Pio XII como “Protetor das Florestas”
Também designados por engenheiros silvicultores, os engenheiros florestais elaboram e executam trabalhos que visam à utilização múltipla e sustentada dos recursos florestais, se dedicando a projetos de reflorestamento, levando em conta as potencialidades produtivas das florestas no ordenamento e planejamento do território e desenvolvimento rural.
Em sua formação, os engenheiros florestais tem contato com disciplinas das áreas exatas, biológicas e humanas. Os cursos de Engenharia Florestal ministrados em 60 instituições do país, entre elas a Universidade Federal do Paraná, abrange matérias de formação que incluem Política e Legislação florestal, Solos e Nutrição de plantas, Cartografia e Geoprocessamento, Ecossistemas florestais, Gestão de recursos renováveis, Proteção florestal, dentre outras.

O profissional de Engenharia florestal tem um mercado potencial, pois a temática ambiental de conservação dos recursos florestais conciliando o desenvolvimento econômico (sustentabilidade) é uma das maiores questões mundiais.
Quando se fala em atuação na engenharia florestal, pensa-se somente em lugares distantes com poucos recursos, longe da civilização e as funções mais conhecidas nesse ramo na verdade se enquadram dentro dessa realidade. Atualmente, o mercado de trabalho está mais amplo, pois a preocupação com o meio ambiente e a produção sustentável estão entre as maiores questões mundiais.

A colocação destes profissionais no mercado de trabalho pode ser em carreira pública, auditoria fiscal do meio ambiente, analista de viveiros florestais urbanos, gestor de florestas plantadas e nativas, gestor de reservas ecológicas, analista de projetos ambientais, gestor em tecnologia da madeira, analista de produção de mudas e sementes, analista de impactos ambientais, empreendedor em ecoturismo, educador ambiental, pesquisador, professor universitário, dentre outros.
Assim, se reconhece a importância desse profissional da área ambiental na sociedade e parabenizamos todos os engenheiros florestais, que se dedicam em forma de trabalho, a garantir um futuro sustentável para o planeta.