A prefeitura de Rio Claro quer que a população ajude o município a definir o retorno das aulas na rede pública municipal de ensino, suspensas desde 17 de março devido ao novo coronavírus. Até a próxima sexta-feira (10) qualquer pessoa pode opinar sobre o plano de retomada das aulas, que está disponível na página da Secretaria Municipal da Educação na internet.
“A pandemia criou situações inéditas na história recente e contornar essas dificuldades demanda planejamento e decisões para os quais nossa administração, sempre que possível, faz questão de ouvir a sociedade”, comenta o prefeito João Teixeira Junior. “Em nossa rede temos quase 19 mil alunos, que têm sido muito prejudicados pelo novo coronavírus, e nosso objetivo com a consulta pública é que todos possam colaborar para que retomemos as aulas na rede da melhor maneira possível, sempre atentos à saúde dos estudantes, professores e funcionários das unidades de ensino”, acrescenta Juninho.
De acordo com o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira, todos podem dar sugestões. Basta ler o plano de retomada das aulas, no endereço www.educacaorc.com.br (ou direto pelo endereço http://www.educacaorc.com.br/media/biblioteca/7005492/COMUNICADO%20PLANO%20DE%20RETOMADA.pdf) e apresentar críticas e sugestões pelo email gabinete.secretaria@educacao.rc.sp.gov.br.
“Com o acréscimo das observações feitas pela população, a versão final desse documento deverá ser apresentada ao prefeito Juninho até o próximo dia 31”, explica Moreira, informando que a versão definitiva do plano será elaborado pela Comissão Intersetorial de Acompanhamento do Retorno às Aulas, formada por representantes das secretarias municipais de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Meio Ambiente.
O plano de retomada na rede municipal de ensino de Rio Claro vai nortear os trabalhos da comissão estabelecendo diretrizes operacionais, calendário escolar, plano didático e protocolos de saúde e higiene. O município atende estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.
As decisões do município referentes ao retorno às aulas também observam as disposições do governo estadual estipulando que as aulas devem retornar até o dia 8 de setembro, desde que a região de cada município esteja há pelo menos 28 dias na fase 3 (amarela) do Plano São Paulo de Retomada. Rio Claro retornou no dia 25 de junho à fase 1 (vermelha) em razão do crescimento do número de casos positivos, de internações e óbitos decorrentes do novo coronavírus.
Foto: Divulgação