A pequena Júlia de Almeida Fabro resolveu vir ao mundo com muito mais emoção do que as vivenciadas, quando a gestante já está no hospital e com tudo preparado para chegada de um bebê. Ela foi escolhida para realizar o sonho não só da família, mas também do Condutor Socorrista do SAMU de Itirapina José Lucas da Costa, que ao chegar à base, na manhã de ontem (6), sem nem imaginar o que aconteceria em mais um dia de trabalho, comentou para sua parceira de equipe, a enfermeira Maria Antonia, qual era o seu desejo. “Eu brinquei com ela, que gostaria de realizar um parto neste dia de trabalho, antes mesmo de sermos acionados pela Central”, contou ao Diário do Rio Claro.
E não é que o pedido foi mesmo atendido rapidamente. Ainda pela manhã, a equipe foi acionada pela Central para transferência da gestante Elisani Marques de Almeida Fabro, do Hospital São José de Itirapina para a maternidade da Santa Casa de Rio Claro. A mamãe estava com 38 semanas e seis dias. Ela começou a sentir as contrações às 4 da manhã, por volta das 7h30 deu entrada no hospital de Itirapina, foi medicada e como as contrações estavam fortes foi chamado o Samu.
A caminho, na praça de pedágio da Rodovia Washington Luís, Julia resolveu nascer, realizando assim o desejo do socorrista José Lucas que realizou o primeiro parto de sua trajetória. “Olha foi um momento único para mim. Durante o percurso as contrações foram aumentando quando próximo ao pedágio no km 18, a gestante informou que sua bolsa havia rompido então rapidamente minha parceira Maria Antônia pediu para parar, pois a gestante estava em trabalho de parto, pedimos apoio da USA e, então, até a chegada do apoio das equipes da concessionária Eixo e a USA do Samu acabamos fazendo ali mesmo o parto de pequena Júlia. Foi o primeiro parto, estou hiper feliz”, declarou Lucas que atua no Samu há 25 dias, antes trabalhava com viatura em uma empresa cirúrgica de São Carlos.
Na viatura do Samu, estava também a técnica de enfermagem Maria Antônia Teixeira que atua no serviço há três anos e na prefeitura há 20 anos. “Meu parceiro pediu para realizar um parto e o pedido foi realizado. Depois do parto com tudo certo seguimos para maternidade para avaliação da mãezinha e da Júlia. Final feliz no meio de tanta coisa ruim que vemos nesses tempos. Parabéns para todos nós”, disse Maria Antônia ao Diário do Rio Claro.
No percurso, acompanhando a viatura do Samu, estava o pai da Júlia, Rafael Henrique Fabro que achou estranho quando viu que a viatura parou próximo ao pedágio, logo foi ao encontro da esposa. “Fui seguindo o Samu com meu carro, paguei o pedágio e vi que a viatura parou, guardei meu carro na base, todos me atenderam super bem e fui até minha esposa. Já tinha estourado a bolsa, ela já estava no trabalho de parto, a bebê quase nascendo, foi emocionante e ainda consegui registrar com uma fotos. Nasceu perfeita, só tenho que agradecer às equipes do Samu Itirapina, o socorrista Lucas e a enfermeira Maria Antônia, a todos da Concessionária que nos atenderam super bem, foram incríveis com a gente. Foi uma sensação única. A sensação de acontecer no momento que Deus quer, Ele queria que fosse ali”, comemora o pai emocionado.
A mamãe Elisani Marques de Almeida Fabro e a mais nova princesa da família foram encaminhadas para maternidade da Santa Casa de Rio Claro. As duas passam bem.
ANJOS
Elisani contou ao Diário do Rio Claro sobre o momento que considerou uma grande aventura. “Foi uma loucura. Quando entrei no Samu não via a hora de chegar na maternidade pra terminar tudo logo. Eu sempre quis que fosse parto normal, mas ali naquele momento só queria a Cesária para terminar logo, mas quando vi que a bolsa estourou só pedia a Deus pra dar tudo certo e ela nascer com saúde. Nunca imaginei que fosse acontecer assim, mas Graças a Deus, deu tudo certo”, declarou.
O casal também tem outro filho, o pequeno Lucas. Após o momento de emoção e adrenalina o sentimento de todos é de gratidão. “Os enfermeiros que estavam comigo no Samu foram uns anjos. Me ajudaram muito”, completou Elisani.
A ocorrência teve suporte também do Médico Regulador do Samu dr. Ronnie Peterson Meyer; da Tarm da Regulação, que atendeu a ligação; Milena Ariane Cândido de Paula Silva e do operador de frota João Marcelo Ferreira. O Samu Regional Rio Claro que inclui as cidades de Rio Claro, Ipeúna, Corumbataí, Itirapina, Analândia e Santa Gertrudes tem a coordenação de Silveli Pazetto.
Quando a gestante iniciou o trabalho de parto, foi solicitado apoio também da equipe da Concessionária Eixo São Paulo com a viatura de Suporte Avançado com o médico Luiz Felipe Silva Pacini Costa, a enfermeira Ana Paula Torres e o Condutor Socorrista Marcelo Zoratto.
Fotos: Divulgação