Durante este momento de pandemia, o trabalho deles não para, estão na linha de frente, portanto a rotina segue normalmente para prestar o socorro a toda população, inclusive com os treinamentos e atividades físicas que são necessárias para um bom desempenho dos profissionais que estão aptos para vários tipos de ocorrências.
E milhares de vidas salvas por eles também neste ano. Em todo o estado de São Paulo, somente de janeiro a maio de 2020 foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros 31.639 ocorrências de acidentes de trânsito com vítimas. No ano passado, quase 90 mil ocorrências de acidentes de trânsito com vítimas em todo o estado, de acordo com o Sistema de Dados Operacionais do Corpo de Bombeiros. As estatísticas são divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP).
Em Rio Claro, neste ano, foram inúmeras ocorrências de destaque, entre elas, o salvamento de um homem, de 47 anos, que estava engasgado com um pedaço de carne, logo no primeiro dia de 2020. O socorro foi feito em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros de Rio Claro. Imagens do circuito de câmeras do local mostraram o momento que a equipe de prontidão amarela, composta pelos bombeiros Subtenente Fuzatto, Cabo Thomazini, Cabo Poltronieri, Cabo Angleri, Soldado Freitas, Soldado Molina e Soldado Gomes, realiza o salvamento da vítima, que foi levada para o socorro pelo genro. Em poucos minutos, os bombeiros conseguiram salvar a vida da vítima. “Foi realmente muito especial e atípica na gravidade, mas com um final bem positivo. O engasgamento total, com parada respiratória, não é ocorrência que pegamos com frequência, acontece bastante o engasgamento parcial de criança, que soluciona mais facilmente. Agora, esses são mais raros, e conseguir chegar a tempo de reverter, também”, destacou na época o subtenente Fuzatto.
Um incêndio combatido em um dos prédios de um residencial localizado no bairro Chácara Lusa, na madrugada do dia 23 de fevereiro com salvamento de quatro vítimas, todas resgatadas e recuperadas. O fogo foi combatido pela Prontidão Azul, do Pelotão de Bombeiros de Rio Claro, composta pelo 1º Sgt PM Junior, Cb PM Sozza, Sd PM Mendes, Cb PM Diomarino, 2º Sgt PM Augusto, Cb PM Bento, Sd PM Tarrossi e Sd PM Chagas.
Uma das mais recentes, e que também chegou ao resultado positivo com o empenho das equipes, foi o combate de incêndio em um veículo. Os guerreiros da Prontidão Azul, sob comando do Sargento Augusto foi acionada para combater um incêndio em carreta pela rodovia Washington Luiz, na praça de pedágio Rio Claro. Utilizando duas linhas de combate, esguichos em alta vazão, rapidamente combateram as chamas e evitaram que o fogo se alastrasse.
Em todas elas as equipes demonstraram eficiência e o resultado dos incansáveis treinamentos que seguem ocorrendo normalmente. “Nossa rotina permanece normal, são três prontidões, verde, amarela e azul, 24 horas por 48 horas de folga, são de 8 a 9 integrantes em cada prontidão que seguem atuando. Assumem serviço, fazem os treinamentos, atividades físicas porque não pode parar. Os treinamentos diários permanecem da mesma forma. O que alterou foi apenas o efetivo do administrativo que está alterando os dias, para diminuir a aglomeração”, destacou o Comandante do Corpo de Bombeiros de Rio Claro, Tenente Fábio Henrique Giovani.
Comemoração
A data dois de julho marca o dia deles, que são chamados “Anjos de Farda”. Foi escolhida em homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e tinha no comando o Major João Batista de Morais Antas. Mas o Dia Do Bombeiro Brasileiro foi instituído oficialmente em 2 de abril de 1954.
Em Rio Claro, a comemoração em muitos anos foi marcada por uma Casa Aberta para toda população. A admiração pelo trabalho levava um grande público para conhecer de perto um pouco da rotina desses profissionais e até mesmo as crianças podiam vivenciar algumas situações. A receptividade dos donos da casa não vai poder acontecer da mesma forma neste período, por causa do isolamento social. “É um dia muito especial para gente. Marca o nosso dia. Sempre fizemos a Casa Aberta, abríamos os portões para a população nos conhecer, conhecer as viaturas, neste ano não será possível, mas nos colocamos sempre à disposição dos populares para o que precisarem, não só para ocorrências, mas também tirar dúvidas de área técnica. Passando essa pandemia, quem quiser conhecer, sempre estaremos com as portas do quartel abertas para crianças e familiares”, ressaltou o Comandante.
Fotos: Divulgação