Na tarde de ontem (30), equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros atuaram para combater incêndio registrado em área às margens da Estrada que liga Rio Claro a Santa Gertrudes. “Foi registrado o foco de incêndio em lixo e entulhos depositados irregularmente por populares. Grande volume de fumaça causava risco aos motoristas que transitavam pelo local”, destacou o diretor da Defesa Civil de Rio Claro Wagner Martins Araújo.
De acordo com o órgão, o foco foi detectado pelas novas câmeras de monitoramento, no caso desta ocorrência, pelo equipamento que fica na torre da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena).
Novos equipamentos
Seis novas câmeras de monitoramento foram instaladas recentemente em Rio Claro em pontos estratégicos, ampliando os instrumentos do município no trabalho preventivo e de autuação na área ambiental. As câmeras foram instaladas em pontos identificados como vulneráveis, tanto em caso de incêndios, quanto de descarte incorreto de lixo e entulho. Os equipamentos cobrem áreas próximas à Floresta Estadual. O monitoramento via câmera passou a ser feito 24 horas nesses pontos, com a Defesa Civil ganhando mais um recurso para prevenir e identificar focos de incêndio.
A Defesa Civil segue com a Operação de Olho na Queimada que acontece em todo os estado durante este período mais seco do ano.
Fotos: Divulgação