Uerj desenvolve aparelho que detecta carga de coronavírus no ambiente
Cientistas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) desenvolveram um aparelho de baixo custo que mapeia a carga viral do novo coronavírus (covid-19) no ambiente. Batizado de Coronatrack, o dispositivo individual portátil foi criado pelas equipes do Laboratório de Radioecologia e Mudanças Globais (Laramg), do Departamento de Biofísica e Biometria da Uerj.
De acordo com a Uerj, o protótipo custou R$ 200, enquanto um modelo similar importado sai a R$ 4 mil. O pesquisador do Laramg Heitor Evangelista, que também é professor de Biofísica, disse que o aparelho vai possibilitar que o usuário monitore a carga viral nos locais por onde costuma circular.
“Ele tem uma mini bomba de ar, que você coloca numa caixinha presa no seu cinto. É ligado em uma mangueira que vai presa na sua gola, crachá ou bolso. Nessa extremidade o sistema captura o vírus, quando eu ligo a bomba ele vai aspirar o ar em volta de você. Ele vai concentrando o vírus e no fim do expediente aquele material com o vírus acumulado é levado ao laboratório para ser analisado”, explicou.
Rotary doa equipamentos de proteção para saúde de Rio Claro
Em mais uma ação de solidariedade no combate ao coronavírus, Rio Claro recebeu na sexta-feira (26) doação de aventais, luvas e máscaras, cedidos ao município pela Associação dos Rotary Clubs do Distrito 4590 de Rotary International.
O Distrito 4590 abrange 40 cidades do interior de São Paulo e foi selecionado para receber o subsídio de assistência concedido pela Fundação Rotária para ser utilizado no combate à pandemia. Outros municípios também foram contemplados com doações de equipamentos de proteção individual.
Em Rio Claro foram entregues 90 aventais, 3.600 luvas de procedimento, 180 respiradores descartáveis e 360 máscaras cirúrgicas. “A distribuição foi feita em quantidades proporcionais à densidade populacional de cada uma das cidades contempladas”, observa Carmem Silvia Rozin Kleiner, presidente de subcomissão distrital de subsídios 4590.
“O nosso agradecimento ao Rotary por essa importante contribuição”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, reforçando a importância das parcerias. “Com a união de esforços conseguiremos superar este momento difícil”, acrescenta o prefeito Juninho.
As doações foram recebidas na Secretaria de Saúde por Laerte Tebaldi Filho, diretor de Finanças da Secretaria de Saúde. Da entrega participaram os presidentes dos cinco Rotary de Rio Claro: Maria Ester Lepíspico (Rotary Club Rio Claro); Paulo Antonio Sérgio de Moraes Junior (Rotary Club Rio Claro Sul); Maria Isabel Oliveira Cava (Rotary Club Rio Claro Cidade Azul); José Dirceu Vollet Filho (Rotary E-Club do Distrito 4590); e Regina Miqueloto (Rotary Club Rio Claro Alvorada).
Foto: Divulgação