Prioridades
Depois de décadas fora da lista de prioridades do governo, o sistema de trens de passageiros, ganha no final deste mês uma linha de financiamento de 1 bilhão de reais do BNDES para renovação de vagões e locomotivas. Os empréstimos serão concedidos pelo prazo de 20 anos, com quatro de carência e taxas de juros de 5,5% ao ano, segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional. A linha foi batizada de Retrem, segundo a notícia do Poder360 (Empresa Jornalística Profissional). O Retrem reflete um momento de atenção especial aos trens de passageiros no Brasil e no mundo. Aqui, metrôs e trens urbanos ganham força política por algo que já se sabe há anos: a mobilidade nas grandes cidades está em colapso.
Infográfico
Comparada com outras grandes cidades de seu porte, São Paulo tem uma rede pequena de transportes sobre trilhos. Na tentativa de melhorar o transporte coletivo nas grandes capitais e aquecer a indústria ferroviária, que trabalha atualmente com 60% de ociosidade, o governo pretende oferecer uma nova linha bilionária de crédito para a renovação da frota por operadoras de metrôs e trens urbanos. Já batizado de Retrem, vai usar recursos do FGTS, com financiamentos de 20 anos – sendo quatro de carência. Também poderá ser utilizado dinheiro do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), por meio do BNDES. O plano é ter empréstimos de 1 bilhão por ano.
Contrato
Três anos e meio após iniciar seus estudos o Governo Federal finalmente assinou a prorrogação do contrato da concessão da Malha Paulista, maior corredor de exportação do país, com quase de 2.000 quilômetros de trilhos. A cerimônia de assinatura do aditivo ocorreu na quarta-feira (27), em Brasília, com a presença do Ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas e prevê que a Rumo Logística, atual concessionária, invista cerca de R$ 6 milhões na modernização do trecho em troca de extensão até 2058. Com isso, em tese, não há mais impedimento para que o projeto do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas e, futuramente, até Americana saia do papel. Notícia veiculada pelo Metrô CPTM no dia 28 último.
Projeto
Este tem sido um dos projetos sobre trilhos mais aguardado em São Paulo, o Trem Intercidades tem exigido dedicação acima da média para sair do papel na gestão do ex-governador Geraldo Alckmin, o trem regional tem amadurecido, mas esbarra em muitas dificuldades sobretudo legais, como a necessidade de autorização federal e de concessionárias de carga para ser implantado no primeiro trecho, entre São Paulo e Campinas. Na semana passada, um dos entrave para levar o projeto à frente foi superado quando a TCU liberou a assinatura da renovação da Malha Paulista que hoje está sob a responsabilidade da Rumo Logística. Graças a isso será possível utilizar parte das vias que vão de Jundiaí a Campinas.
Declínio
Quero terminar essas colocações sobre a ferrovia, para tecer detalhes sobre o declínio e o fi m da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, considerada quando da sua existência, a melhor Empresa Ferroviária da América Latina, pela sua organização e esmero da sua direção. Tenho orgulho em comentar que tive a satisfação de ser admitido na CP e, porque não completar minha satisfação, quando alcancei a minha aposentadoria, hoje administrada pela Rumo, empresa logística com responsabilidade por um importante conglomerado de ferrovias do nosso país e que, deverá administrar o trecho com o Trem Intercidades, segundo soubemos.