Em Rio Claro, segundo o chefe de Cartório da Zona Eleitoral 288, Alexandre Sanches, o número de eleitores que fizeram o Cadastramento Biométrico atingiu de 75 a 80%. Segundo ele, quem não fez a Biometria, não terá o título cancelado e poderá votar. “Os cartórios não estão com atendimento presencial, a data para solicitar ou regularizar o título, era até o dia 6 maio, mas quem não solicitou pode usar o aplicativo e-Título ou e-mail do cartório que o eleitor encontra no site www.tre-sp.jus.br. Os títulos que foram cancelados por falta de biometria foram reativados. Pode votar com título e documentos oficial com foto”, disse alertando. “Caso o eleitor não tenha feito a Biometria, tenha o App e-Título e leve o celular, a foto não aparece. Vai precisar apresentar também no dia da eleição documento oficial com foto”, acrescentou.
Conforme o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, os eleitores que fizeram o atendimento on-line não terão o título de eleitor enviado em papel. Mas todos podem ter a versão digital do título com o aplicativo e-Título.
O app apresenta todos os dados do cadastro do eleitor, permite a consulta de locais de votação e a emissão de certidões de quitação e de crimes eleitorais. Se o eleitor já tiver feito o cadastramento biométrico, o e-Título mostrará a foto.
De acordo com o Chefe de Cartório, o TSE está trabalhando para que nas próximas eleições não seja utilizado o sistema de Biometria. “Para coletar a biometria, são solicitados as digitais do polegar e dedos indicadores, são 4 tentativas se falhar vai para o caderno de votação. A biometria é um pouco mais devagar, em algumas situações é difícil coletar e isso pode gerar fila. O objetivo é evitar aglomeração. Então o TSE trabalha que seja utilizado o caderno de votação”, explicou.
Alexandre esclarece ainda que o Tribunal Superior Eleitoral está para finalizar a decisão para que não tenha justificativa nas seções eleitorais. “A ideia é que o eleitor faça a justificativa pelo celular, pela internet no sistema do TER e quando terminar a eleição tem 60 dias para justificar. Depois que definir a data da eleição, ai será definido todo o restante do calendário e os procedimentos”, comentou.
Após as eleições novos prazos para Biometria devem ser divulgados pelo TSE.
Foto: Pedro França/Agência Senado