Como medida de prevenção ao novo coronavírus, Rio Claro vem redobrando os cuidados com itens que serão doados à comunidade. Com a campanha do agasalho em andamento, muitas peças chegam para serem disponibilizadas para doação e medidas estão sendo adotadas para que esse não seja um caminho para a proliferação da doença. Todas as peças que chegam de doações serão higienizadas antes de serem repassadas a quem precisa.
“Este é mais um cuidado que estamos tendo com as pessoas”, observa Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social de Solidariedade. “Quem retira essas doações são pessoas que já estão mais vulneráveis socialmente e não podemos permitir que um gesto tão bonito de solidariedade represente riscos a quem irá receber os itens”, acrescenta Paula.
Ao serem recebidos no Barracão da Solidariedade, cobertores, roupas e agasalhos passarão por período de 72 horas sem nenhum manuseio para que depois sejam levados à lavanderia da Secretaria Municipal de Saúde para serem higienizados. “Esse período de 72 horas é necessário para dar mais segurança também para a equipe que irá manusear as peças”, observa Maurício Monteiro, secretário de Saúde. O trabalho exige também outros cuidados, como o uso de caixas diferentes para o transporte das roupas que serão higienizadas e das peças que já foram limpas.
“A prefeitura está dispondo de todos os seus setores e trabalhando de maneira articulada para adotar todas as medidas possíveis de enfrentamento à pandemia”, destaca o prefeito João Teixeira Junior. “Este é mais um exemplo de trabalho conjunto em prol do bem comum”, acrescenta Juninho.
A demanda foi absorvida pelo serviço de lavanderia realizado pela Secretaria de Saúde. As peças serão devolvidas ao Fundo Social limpas e secas para serem entregues às famílias que precisam. A expectativa é de que diariamente cerca de 40 quilos de roupas secas sejam higienizados e então sejam disponibilizados para doação.
Na campanha do agasalho podem ser doados agasalhos, roupas, calçados e cobertores em bom estado. Quem quiser contribuir pode levar as doações nos Cras (centros de referência em assistência social), Ambulatório de Especialidades Médicas (AME), empresas parceiras, NAM (Núcleo Administrativo Municipal), Barracão da Solidariedade (na Rua 1-B) e no paço municipal.
Além dos postos de coleta, pessoas que tiverem grande quantidade de itens para doar e não têm como transportar, podem ligar para o Fundo Social, telefone 3526-7171, que a entidade buscará as doações.