Para quem estava com saudades de ir ao cinema e curtir momentos de lazer, a Show Up Eventos anunciou nessa semana um novo espaço para Rio Claro. O Cine Drive-In deve começar a funcionar a partir de julho no município. A proposta é semelhante ao que vimos em muitos filmes norte-americanos, os carros estacionados – com o distanciamento adequado e recomendado pelos órgãos de saúde – e uma tela enorme exibindo grandes filmes.
Iniciativa semelhante se tornou popular em outras cidades do Brasil e, agora, também será uma opção em Rio Claro. A Show Up informa que o local do Cine Drive In é o mesmo do maior Rodeio que Rio Claro já viu, na Avenida Ápia, no Recinto do Rodeio. “Estamos organizando uma mega estrutura para oferecer um completo entretenimento de qualidade, de uma forma que você nunca sonhou”, informaram os organizadores. A programação, data de estreia, horários e próximos filmes deve ser informada em breve pela organização.
TENDÊNCIA
Somente nessa semana, a capital paulista ganhou três cinemas drive-in. A modalidade é a nova tendência para tempos de pandemia. Um dos espaços é o Belas Artes Drive-In, instalado no Memorial da América Latina, que foi inaugurado no dia 16 de junho.
Sob orientação da área da saúde e do Centro de Contingência do Coronavírus, o Belas Artes Drive-In segue protocolos rigorosos de saúde, com regras de distanciamento social, higiene, limpeza de ambientes, comunicação e monitoramento. Entre os cuidados obrigatórios, estão a distância mínima de 1,5 metro entre pessoas e carros em todos os ambientes, máximo de quatro ocupantes no carro, pagamentos via aplicativo, exigência do uso de máscaras e aferição de temperatura de funcionários e clientes.
Para garantir o distanciamento, o acesso ao áudio do filme é obtido por meio do rádio do próprio carro, sintonizado via FM – o método de transmissão é um dos diferenciais do projeto. Há também a opção de escutar a exibição por meio de um smartphone. A posição dos carros em fila é organizada pela equipe do evento, que posiciona carros maiores, do tipo utilitários, na lateral do espaço, para melhor visibilidade dos demais. Os banheiros disponibilizados durante a exibição são higienizados a cada uso. Dispositivos de álcool em gel estão disponíveis no local. Além dos filmes propostos pela programação do evento, há uma seleção de músicas que ambientam a noite de maneira especial, antes início do filme.
HISTÓRIA
O cinema drive-in surgiu em 1932 por iniciativa do norte-americano Richard Hollingshead. A fim de contentar a mãe que reclamava dos assentos de cinema por não comportarem pessoas acima do peso, Richard teve a brilhante ideia de fazer as pessoas assistirem aos filmes no conforto dos carros, valendo-se apenas de um telão para projeção e de um estacionamento.
A invenção foi um sucesso nas décadas de 40 e 50 e já foi homenageada em filmes históricos por grandes astros do cinema como em “Grease” (1978), no qual John Travolta caminha em um cinema drive-in cantando Sandy, e também no thriller “Twister” (1996), no qual a fúria de tornados destrói um cinema drive-in que exibia a cena clássica de “O Iluminado”, com Jack quebrando a porta do banheiro com um machado.
Foto: Divulgação