Leia notícias nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Bairro Saúde terá dois pontos interditados na sexta-feira
Os motoristas que trafegarem sexta-feira (19) nas imediações do bairro Saúde, em Rio Claro, devem redobrar a atenção. A partir das 7h30 haverá interrupção de trânsito em dois trechos nos quais a prefeitura vai implantar lombadas.
As interdições serão na Avenida Conde Francisco Matarazzo Júnior, em frente ao shopping, entre as avenidas 13 e 15, e na Avenida Comendador Antônio Maniero (Avenida Marginal), em frente ao Centro de Convivência do Idoso, entre as avenidas 13 e 25.
Em frente ao shopping a prefeitura vai instalar uma lombada e em frente ao Centro de Convivência do Idoso, serão instaladas duas lombadas. O trânsito nesses dois trechos serão liberados assim que os trabalhos foram concluídos.
Ministro
O deputado federal Fábio Faria (PSD-RN) tomou posse ontem (17) como o novo ministro das Comunicações e disse que entre as suas prioridades está inclusão digital da população. Para Faria, o momento atual do país, também exige uma postura de compreensão e abertura ao diálogo. “É tempo de levantarmos a guarda contra o novo coronavírus, também é hora de um armistício patriótico e deixarmos a arena eleitoral para 2022.
É preciso sobretudo respeito e que deixemos as nossas diferenças político-ideológicas de lado para enfrentarmos esse inimigo invisível comum que tem tirado a vida de milhares de pessoas e gerado danos incalculáveis à economia. É hora de pacificar o país”, disse ao lado do presidente Jair Bolsonaro, em cerimônia no Palácio do Planalto.
Educação
A pandemia de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, impediu as escolas de seguir com aulas presenciais, porém o agente de organização escolar da Escola Estadual Jardim Silvia II (localizada em Francisco Morato) Claudio Adão continuou o trabalho de ajudar os alunos na preparação para o Enem e os vestibulares. Ele dirige um projeto de leitura na unidade e agora criou o podcast ‘FALA’ para tratar de temas da atualidade, como coronavírus e protestos nos Estados Unidos.
Para as conversas, o agente de organização escolar convida professores da escola e de universidades como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na qual ele cursa o mestrado em Linguística, e até mesmo os próprios estudantes. “Eu resolvi criar esse podcast para mostrar o que a nossa escola faz, pois temos profissionais muito dedicados”, afirma. O podcast está disponível no canal da escola no YouTube, o SILVIA 2 TV (https://cutt.ly/zy8woNI), ou em outras plataformas, como Spotify e Google (https://anchor.fm/fala8).
Banco de dados
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) anunciou ontem (17), na capital paulista, a criação da primeira base de dados abertos anônimos do país com informações demográficas de 75 mil pacientes de covid-19.
O arquivo guardará 1,6 milhão de exames clínicos e laboratoriais e 6.500 dados de desfecho de pacientes para subsidiar pesquisas científicas sobre o novo coronavírus, que serão compartilhados com pesquisadores de universidades e outras instituições.
O banco de dados, denominado Covid-19 Data Sharing/BR, foi criado em colaboração com a Universidade de São Paulo (USP), o Grupo Fleury e os hospitais Sírio-Libanês e Israelita Albert Einstein.
Revisões de fases do Plano São Paulo serão divulgadas às sextas-feiras
O Governo de São Paulo anunciou nessa quarta-feira (17) que, a partir de agora, as classificações de fases do Plano São Paulo serão anunciadas sempre às sextas-feiras. A mudança na data tem o objetivo de garantir que as informações sejam mais atualizadas e precisas. As revisões serão fechadas nos dias anteriores à divulgação, sempre às quintas-feiras.
O próximo anúncio de revisão acontecerá em 26 de junho, com apresentação de um novo balanço do plano e a possibilidade de reclassificação das regiões para fases mais ou menos restritas de reabertura econômica. A reavaliação será feita a cada 15 dias e passará a valer na segunda-feira após o anúncio, sendo a classificação vigente nas duas semanas seguintes.
O Centro de Contingência do Coronavírus monitora diariamente os indicadores da epidemia. Se necessário, serão tomadas medidas de restrição nas regiões que não apresentarem melhora, baseado nos dados técnicos de saúde e contágio. Os indicadores de cada DRS (Departamento Regional de Saúde) determinam cinco possíveis fases de reabertura de atividades econômicas não essenciais.
Os critérios são: média da taxa de ocupação de leitos de tratamento intensivo para COVID-19; número de leitos UTI COVID-19 por 100 mil habitantes; e taxas de acréscimo ou decréscimo de casos confirmados, internações e mortes pela doença na comparação com a semana anterior.