Confira as últimas notícias do Plantão Policial
Guardas Civis Municipais elaboram boletim de ocorrência e ingressarão com ação na justiça por difamações na internet
Um grupo de Guardas Municipais de Rio Claro ingressará com ações na justiça, depois que usuários do Facebook comentaram uma publicação de uma foto, na qual um guarda portava uma arma calibre 12, durante uma ação no centro da cidade em prol ao isolamento social no mês de maio.
A Associação dos Guardas Civis Municipais chegou a emitir uma nota salientando que os guardas possuem autorização judicial e funcional para portarem esse tipo de arma e, seguindo os preceitos norteadores de sua profissão descritos pela lei federal 13022/14, apenas cumprem de forma exímia, ordens emanadas pelo senhor prefeito, agindo em justo e legítimo dever legal.
“As críticas nas redes sociais são muito bem vindas pois ajudam a construir uma melhor relação entre os agentes públicos e a sociedade, porém, alguns comentários extrapolam o direito democrático de manifestação e tornam-se crimes previstos no código penal brasileiro.
Foram realizados boletins de ocorrência e os comentários contendo injúrias, calúnias e até ameaças foram ‘printados’ e entregues à Polícia Civil para serem devidamente apurados e, após a identificação de todos, ingressaremos com ações na justiça para reposição dos danos morais causados aos guardas”, afirma Rodrigo Servidoni, presidente da Associação dos Guardas Civis Municipais de Rio Claro.
Polícia Civil de Campinas prende homem que comercializava bebidas alcoólicas falsificadas
A Polícia Civil, por meio do 10º Distrito Policial de Campinas, deteve um homem, de 28 anos, que comercializava bebidas alcoólicas falsificadas no município. Ao todo, 40 produtos irregulares foram apreendidos no carro do suspeito e em sua residência. O flagrante aconteceu nessa terça-feira (16).
Os agentes, durante trabalho investigativo, descobriram a prática ilícita do suspeito e que ele utilizava um veículo Chevrolet Onix para realizar as vendas nas imediações de um estádio de futebol. Diante das informações, os policiais civis foram até o local e abordaram o homem em seu carro.
Durante buscas dentro do automóvel, foram localizadas diversas caixas com bebidas alcoólicas. Questionado, o suspeitou confessou que os produtos eram falsificados e que realizava a comercialização dos mesmos. O homem também contou aos agentes que existiam mais produtos em sua residência, na cidade de Paulínia.
As equipes se deslocaram ao imóvel e encontraram mais mercadorias irregulares. Ao todo, 40 bebidas alcoólicas foram apreendidas e sua falsificação foi comprovada após testes realizados pela Associação Nacional de Bebidas (Abrabe). O homem foi preso em flagrante e levado à delegacia, onde foi autuado por falsificar, corromper, adulterar, alterar substância/produtos alimentícios. Posteriormente, ele foi encaminhado à Cadeia Pública.
Polícia Militar apreende espingardas e revólver em São Carlos
Policiais militares apreenderam duas espingardas e um revólver, na terça-feira (15), em uma casa próximo ao KM 225 da Rodovia Washington Luiz, na área rural de São Carlos. A ação foi realizada por policiais do 38º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) após denúncia anônima alegando que um homem – detido por tráfico em data anterior – havia escondido armas no local.
Mediante as informações, a equipe foi até o imóvel para verificação e, após identificar o proprietário, realizou buscas. Foram apreendidas duas espingardas, .32 e .12, e um revólver .38. O proprietário foi detido por responsabilidade de uma das armas e indiciado por posse irregular de arma de fogo, assim como, o homem alvo da denúncia. A ocorrência foi apresentada no Plantão da Delegacia Seccional de São Carlos.
Investigação da Polícia Civil resulta na prisão de quatro estelionatários na capital
Duas semanas de investigações da Polícia Civil sobre fraudes para saques do auxílio emergencial levaram à prisão de um grupo de estelionatários. O flagrante aconteceu na última terça-feira (16), na zona norte da capital paulista. Os agentes conseguiram deter os quatro indivíduos dentro de uma casa, que já era alvo de apurações. Um dos integrantes foi abordado pela equipe quando deixava a casa na posse de um notebook e um caderno com anotações.
Questionado sobre as práticas criminosas, o suspeito confessou que participava do esquema e que já havia conseguido desviar a quantia de R$ 2 mil. Ele também disse que o restante do grupo estava dentro do imóvel, o que resultou na prisão de mais três envolvidos que foram encontrados ao redor de uma mesa, na sala.
A quadrilha explicou que coletava dados de terceiros através de um programa de computador e cada um tinha uma função definida, que incluía levantar dados para realizar os cadastrados no aplicativo federal e realizar os saques nas agências bancárias. Os valores desviados eram divididos entre os quatro.
Na casa, os policiais encontraram 25 máquinas de cartões, mais um notebook, três cadernos com anotações diversas, folhas de sulfite com dados de terceiros e uma carteira de identidade. Todo o material encontrado com os criminosos, incluindo seis celulares, foi apreendido e encaminhado à perícia. O grupo foi preso em flagrante e levado ao 45º Distrito Policial (Vila Brasilândia), onde foram autuados e permaneceram à disposição da Justiça.