Todo ser humano se compara. Podemos nos comparar para entender as coisas boas que o outro faz, para fazermos também, ou para entender as coisas ruins que o outro faz e que não queremos fazer. Dá para aprender muito se comparando (por incrível que pareça).
A comparação em si, na minha opinião, é uma ferramenta muito incrível para nos ajudar a valorizar o que temos de bom, aprender com o que as pessoas têm de bom e de ruim, além de descobrir coisas que podemos melhorar. O problema é quando nos comparamos destrutivamente.
A comparação destrutiva tem um único objetivo: fazer você se sentir um “lixo” perto de alguém que tem algo que você não tem, mas gostaria de ter. Quantas vezes você já viu uma foto de alguém em uma viagem legal, alguém “mais bonito” que você, “mais legal”, ou simplesmente “mais” e “melhor” que você em alguma coisa e se sentiu mal por isso? Pois é, eu sei bem como é essa sensação.
As redes sociais facilitam a comparação por serem um meio de expor nossos sucessos. Mas com isso, vem o sentimento de “ser menos”. Então, queridos e queridas, temos que nos blindar, para que nossa mente seja à prova de comparações destrutivas. Quanto mais inteligentes emocionalmente nós formos, mais simples será lidar com essa comparação destrutiva.
Vou ajudar você a se livrar desse sentimento: você não vai mais se colocar pra baixo e se sentir menos por uma foto legal que viu no Instagram.
Entenda que, se alguém tem alguma coisa ou fez algo que você achou legal, é apenas uma prova de que é possível fazer aquilo. Ao invés de perder seu tempo se martirizando por não ter conseguido ainda, invista seu tempo para fazer o que precisa ser feito, para que você consiga realizar aquilo também.
A inveja e o complexo de inferioridade destroem qualquer ser humano. E para lidar com esses dois sentimentos, precisamos acolher quem somos e aprender a parar de ver os outros como uma afronta ou como ameaça. Não podemos criar histórias negativas sobre os outros e sobre nós mesmos na nossa mente.
Então, o que você precisa fazer é controlar sua mente, para que, toda vez que você vir alguma foto que costuma te deixar mal, você se lembrar de que é apenas uma foto, e que se você quer chegar onde essa pessoa está, basta tomar essa decisão e correr atrás.
Outra forma de controlar bem sua mente é se lembrando das conquistas que você já teve, desde arrumar a cama quando acorda, até um grande evento que tenha participado, você já conquistou muita coisa na sua vida, pode ter certeza.
Para ajudar você ainda mais a lidar com tudo isso, tenho algumas lições que você deve incorporar na sua vida, dizendo essas frases em voz alta para si mesmo todos os dias:
– Ninguém tem o poder de me destruir, muito menos a minha mente. Eu controlo a minha mente e não deixo que ela me engane.
– Eu valorizo minhas conquistas.
– Só faço comparações para aprender e evoluir, nunca para me destruir.
– Vou ficar feliz com o sucesso do outro em vez de achar que sou fracassado.
– Se o outro consegue, eu também posso conseguir, basta me dedicar.
– Faço o meu melhor e vou alcançar tudo que eu quiser alcançar.
Espero que tenha feito sentido pra você e que da próxima vez que se sentir menos que outra pessoa por causa de uma foto ou algo que viu nas redes sociais, você logo se lembre dessas leis e dicas! Elas funcionam e são incríveis.
Lembre-se: “A sua mente é seu maior super poder.”