Apesar das ações realizadas pela prefeitura para combater a dengue, em Rio Claro o número de casos continua crescendo. Dados mais recentes divulgados na segunda-feira (15) pelo setor de Vigilância Epidemiológica do município apontam 929 casos da doença registrados na cidade desde o início do ano.
“Só conseguiremos impedir a proliferação do mosquito com o engajamento de toda a comunidade na eliminação dos criadouros”, destaca Maurício Monteiro, secretário de Saúde.
O trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde inclui nebulizações, visita casa a casa e vistorias em pontos estratégicos e imóveis especiais. Equipes do Centro de Controle de Zoonoses percorrem os bairros e orientam a comunidade sobre a importância da participação de todos. As secretarias de Obras e de Agricultura fazem limpezas periódicas de terrenos particulares e em áreas públicas onde moradores, de forma inadvertida, descartam entulho e lixo.
“Se cada um mantiver a sua residência livre do Aedes teremos grande redução nos números de criadouros, já que a maior parte deles está nas residências habitadas”, frisa Diego Reis, responsável pelo CCZ.
O Aedes também transmite chikungunya, zika vírus e febre amarela, o que reforça a necessidade de que os moradores façam o descarte correto de materiais, pois lixo e sujeira acumulam água.
Foto: Divulgação