Quem compareceu ao Shopping Center Rio Claro nessa segunda-feira (8), data em que as portas foram reabertas, passou antes pela aferição da temperatura. Uma das ações que faz parte das medidas de prevenção e exigências para funcionar. O local reabriu às 15 horas e seguiu com atendimento ao público até às 19 horas, horário permitido para funcionamento durante este período de Pandemia. “Expectativa era positiva mas vivíamos uma incógnita, uma interrogação, não sabíamos o que ia acontecer. Tivemos alguns cenários, pessoas que vieram pagar algumas contas pendentes de lojas ou lotéricas e que, claro, acabaram comprando”, disse ao Diário o gerente-geral do Shopping Rio Claro, Everton Rondini.
A reabertura chegou a ter 500 pessoas entre clientes e funcionários, sendo que o limite é de 700 pessoas. “O que me deixou surpreso é que havia pessoas com muitas sacolas, então, efetivamente aproveitaram para comprar, ou porque precisavam ou havia uma demanda reprimida. É um bom termômetro. Estamos em uma semana importante, do Dia dos Namorados, já tivemos uma importante que perdemos que foi o Dia das Mães, mas começa a entrar no segundo semestre, quando naturalmente há um aquecimento maior da economia e a gente acredita que vai ser bem melhor. Não temos uma estimativa, pois estamos vivendo em um cenário novo, mas estamos felizes que mesmo nessas quatro horas, que a Fase 2 nos permite, a gente recebeu um público bacana, tudo bem que estamos com restrições como área de alimentação, cinema, Poupatempo, lojas de entretenimento infantil, academias, mesmo assim, foi uma grata surpresa”, observou o gerente-geral.
Os lojistas também tiveram que se reinventar e se adaptar com o retorno, entre as ações, fazer turnos diferentes para os colaboradores.
Para atender aos clientes, o centro comercial destaca a obrigatoriedade do uso de máscara, o cumprimento das medidas de distanciamento seguro e o uso constante de álcool em gel 70%. Para reabertura, o Shopping Rio Claro adotou diversas medidas de segurança, conforme protocolos da Abrasce, como aferição da temperatura, campanha com dicas de prevenção, instalação de dispensadores de álcool em gel 70% nas entradas do Shopping, acessos à Praça de Alimentação, banheiros, refeitório, fraldário, administração, entre outros locais de grande fluxo de pessoas, intensificação da limpeza dos banheiros, corrimãos, mesas, dutos de ar, elevador e outros locais de uso rotineiro, demarcação no piso com o distanciamento seguro entre os clientes nas filas dos restaurantes, caixa de estacionamento presencial e autoatendimento, central de bancos, entre outros locais, criação de um ponto de encontro no estacionamento leste (próximo ao portal de entrada da Praça de Alimentação) para realizar a entrega dos produtos aos clientes com agendamento prévio via WhatsApp, evitando a entrada no empreendimento, principalmente de idosos e demais pessoas do grupo de risco.
De acordo com o Decreto Municipal 11.840 de 29 de maio de 2020, que estabelece as regras de funcionamento dos estabelecimentos comerciais e de serviço não essenciais como parte do Plano Rio Claro de retomada do desenvolvimento, a Praça de Alimentação do Shopping Rio Claro continua trabalhando nos sistemas de delivery e/ou drive thru (compre e retire no Shopping). No site do Shopping Rio Claro – www.shoppingrioclaro.com.br -, o cliente conhece os canais de cada loja para vendas no drive thru e delivery.
Foto: Divulgação