Temas voltados à saúde do trabalhador são abordados em capacitação realizada para os servidores da rede municipal de saúde. Videoaulas foram produzidas para levar o conteúdo às equipes e o acesso será via internet.
“A pandemia impede a realização de capacitações presenciais e as aulas online são alternativa importante para que o servidor não deixe de ter acesso ao conhecimento”, destaca Maurício Monteiro, secretário de Saúde.
Na capacitação “Vigilância em Saúde do Trabalhador” servidores do Centro de Referência em Saúde do trabalhador Regional ministram as aulas que podem ser acessadas pelos demais profissionais da rede pública de saúde por link disponibilizado via internet.
“São temas presentes no dia a dia do trabalhador da área da saúde e a expectativa é de que os servidores acessem o conteúdo, que irá contribuir para o desempenho das funções”, acrescenta o secretário Maurício.
Cada uma das cinco videoaulas aborda um assunto diferente, todos pertinentes ao atendimento que envolve saúde do trabalhador. Os temas escolhidos foram Instrumentos de notificação em saúde do trabalhador, ministrado pelo fisioterapeuta Paulo Coelho Filho; Relatório de atendimento ao acidente de trabalho (Paula Navas, terapeuta ocupacional); Sistema de informação em Vigilância Sanitária (Flávia Oliveira, técnica em segurança do trabalho); Sistema de Informação Ambulatorial do SUS (Kimiê Ebert, enfermeira do trabalho); e Notificação dos distúrbios de voz relacionados ao trabalho (Paulo Coelho Filho). A realização das capacitações teve o apoio do Claretiano – Centro Universitário e TV Claret.
Foto: Divulgação / Cerest