Em boletim divulgado nessa sexta-feira (5), pela Vigilância Epidemiológica de Santa Gertrudes, o número de casos de COVID-19 no município saltou de 31 para 47. Segundo a prefeitura, atualmente, dois pacientes seguem internados, outros já se recuperaram ou estão isolados. A cidade registra um óbito da doença.
Informação aponta que três casos suspeitos da doença são em funcionários de um estabelecimento comercial, porém, consultada, a secretária de Saúde de Santa Gertrudes Vivian Filier Gonçalves disse que não é permitido falar sobre o local ou sobre os pacientes. “Se nós informamos que dentro de um estabelecimento privado existem pessoas acometidas de COVID positivo nós estaremos cometendo um ato ilegal. Essa informação não podemos passar, se o proprietário do estabelecimento quiser falar ai é com ele, nenhuma outra instituição pode. O que a prefeitura atualiza são os casos no município como um todo. Não teve nenhum estabelecimento fechado”, disse.
A secretária alerta ainda para que a pessoas mantenham as ações preventivas. “As pessoas não estão fazendo o distanciamento ou isolamento social como se é preconizado pela Organização Mundial da Saúde, tão verdade isso que podemos ver o crescimento dos casos nos municípios da nossa região. Infelizmente, a situação é alarmante e complicada. É necessária a atenção”, destacou.
Os funcionários da linha de frente de Santa Gertrudes também estão passando por testes, além de orientações aos munícipes. “A Vigilância Sanitária orientou todos os estabelecimentos sobre medidas sanitárias a serem seguidas como disponibilização álcool gel, uso de máscaras, higienização de carrinhos, além de disponibilizar lavatórios em alguns pontos da cidade”, afirmou a secretária de saúde.
Foto: Divulgação