Brasil inicia neste mês testes com vacina contra covid-19
O Brasil iniciará neste mês testes com a potencial vacina que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, contra a covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus, informaram a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que participará do estudo, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A autorização para que os testes sejam realizados no país foi publicada pela Anvisa em edição extra do Diário Oficial da União na noite de terça-feira (2). Segundo a Unifesp, duas mil pessoas participarão dos testes, que serão feitos também com apoio do Ministério da Saúde.
“O mais importante é realizar essa etapa do estudo agora, quando a curva epidemiológica ainda é ascendente e os resultados poderão ser mais assertivos”, disse a coordenadora do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), da Unifesp, Lily Yin Weckx, que é a investigadora principal do estudo, segundo comunicado da universidade. Para a etapa dos testes em São Paulo, serão selecionados 1 mil voluntários que estejam na linha de frente do combate à covid-19, pois estão mais expostos à doença. Os voluntários não podem ter entrado em contato com a covid-19.
Apresentação arrecadou itens para 150 famílias
Realizada no último domingo (24), a primeira Live do Grupo Tem Fuzuê contou com grande interação entre o público. Exibida em seu canal do YouTube e Facebook, a Live pode ajudar mais de 150 famílias com doações arrecadadas, com alimentos e leite.
A apresentação do Tem Fuzuê durou cerca de três horas e meia com muito samba e pagode, a equipe garante que todos os cuidados de higienização, uso de máscaras e distanciamento foram rigorosamente obedecidos durante o evento.
Live solidária acontece neste domingo
A dupla sertaneja João Pedro e Fernando + o DJ Bortoloti se uniram para realizar neste domingo (07), às 18 horas, a Live Baladaneja Solidária. A dupla irá apresentar sucessos atuais da música sertaneja e moda de raiz, que estão no seu repertório e o DJ Bortolotti tocará músicas dançantes durante sua apresentação.
Durante a realização da Live, será possível fazer suas contribuições e tudo que for arrecadado será entregue às famílias necessitadas de Rio Claro. Poderão ser doados: alimentos, produtos de limpeza, higiene e também agasalhos, pois o frio também chegou. As pessoas devem informar o endereço da retirada das doações. A live será transmitida pelo Facebook de João Pedro Fernando.
UFMG e Fiocruz desenvolvem teste mais preciso e barato para covid-19
O CT Vacinas, núcleo formado por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), desenvolveu um teste para diagnosticar a covid-19, que diminui as chances de o resultado ser de falso negativo ou falso positivo. Trata-se de um teste Elisa, nome que deriva da abreviação de “ensaio de imunoabsorção enzimática” (em inglês, enzyme-linked immunosorbent assay), em referência à técnica usada. Pelo mundo, o método consolidou-se, há anos, como ferramenta de detecção do HIV.
Além de rápido, o teste concebido pelo CT Vacinas tem a vantagem de ser mais barato que outra opção existente, o RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction), cujo custo varia de R$ 280 a R$ 470 na capital paulista, conforme apurou a Agência Brasil, após contatar três redes de laboratórios.
Como os testes rápidos, o Elisa também é sorológico (feito a partir da procura por anticorpos no sangue), com a diferença de que pode ser realizado somente em laboratórios, ainda que o equipamento necessário seja relativamente simples. Após as validações iniciais, a próxima etapa é obter a certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Fotos: Divulgação