Rio Claro vem realizando testes rápidos para coronavírus em profissionais mais expostos a riscos de contaminação. A partir desta quinta-feira (4), os testes também serão feitos em moradores em situação de rua. Inicialmente passarão por testes moradores que aceitaram abrigo oferecido pela prefeitura no Centro Dia do Idoso “Padre Augusto Casagrande” e aqueles atendidos na Casa de Passagem. A expectativa é de que os testes nos dois locais sejam concluídos na quinta-feira. Numa segunda etapa, o município atenderá pessoas que moram na rua.
“Infelizmente temos pessoas que vivem em situação de rua e a oferta de exames a esta população é um cuidado que estamos tendo para identificar possíveis casos de coronavírus”, observa o prefeito João Teixeira Junior, acrescentando que a testagem está inserida nos esforços da prefeitura para conter o avanço da Covid-19 no município.
“Essas pessoas estão em situação de vulnerabilidade e precisam desse olhar mais cuidadoso que possibilita o diagnóstico da Covid-19 e consequentemente impede a transmissão para outras pessoas”, ressalta Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social de Solidariedade.
Neste primeiro momento os exames serão feitos em cerca de 20 pessoas que estão abrigadas na Casa de Passagem e Centro Dia do Idoso da Vila Operária, posteriormente pessoas que vivem nas ruas também serão testadas. As orientações a esta população já estão sendo feitas. Durante as abordagens de rotina, equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social informa a pessoa em situação de rua sobre a oferta de testes e coleta dados pessoais para que o exame seja feito em data posterior.
“Os profissionais relatam às pessoas em situação de rua a importância da realização do teste e o seu intuito, que é o de proteger essa pessoa que está mais vulnerável e também a população, sendo que cabe a cada um a decisão de se submeter ao teste ou não”, observa Érica Belomi, secretária de Desenvolvimento Social.
As pessoas que tiverem diagnóstico positivo para Covid-19 ficarão em isolamento no Centro Dia do Idoso “Edmundo José Velasco Castro”, no Jardim Esmeralda. “Além de ofertar o teste é preciso cuidar para que as medidas de isolamento, em casos positivos, sejam adotadas, o que é fundamental para que o trabalho seja efetivo no combate ao novo coronavírus”, observa Maurício Monteiro, secretário de Saúde.
Ao todo o município está realizando 14 mil testes rápidos. Dez mil testes foram comprados pela prefeitura e o restante repassado ao município pelo governo federal.
Foto: Divulgação