OMS anuncia retomada de testes com hidroxicloroquina para covid-19
Após a análise de um estudo publicado pela revista médico-científica The Lancet, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), anunciou ontem (3) durante coletiva de imprensa que o grupo responsável retomará os protocolos com a cloroquina e sua variante mais recente, a hidroxicloroquina. “Como vocês sabem, na última semana o Grupo Executivo dos Testes de Solidariedade [nome dado ao grupo de pesquisa que busca medicamentos eficazes contra o SARS-CoV-2] decidiu suspender o ramo de testes com hidroxicloroquina por preocupação no uso da droga.
Essa foi uma decisão de precaução. Com base nos dados disponíveis, os membros recomendaram que não há razões para suspender o protocolo de testes”, afirmou Tedros. A suspensão durou 10 dias (o anúncio foi feito em 25 de maio). Os testes com a hidroxicloroquina serão retomados com 3.500 pacientes em 35 países, informou o diretor-geral.
Vários especialistas do mundo inteiro já haviam se manifestado contra a metodologia de mineração de dados usada pela Surgisphere – empresa responsável por coletar números para o estudo. “A OMS está comprometida em acelerar o desenvolvimento de terapias eficazes, vacinas e diagnósticos [contra a covid-19] como parte do nosso compromisso em servir o mundo com ciência, resolução de problemas e solidariedade”, complementou.
Francisco & Fernando promovem live em prol do Abrigo São Vicente
A dupla sertaneja Francisco & Fernando reazlia neste sábado (6), a partir das 19h30, uma live em sua página do Facebook e no canal do YouTube. As doações serão para o Abrigo da Velhice de São Vicente de Paulo através de vaquinha. O QR Code para doações estará na tela.
Live Solidária da Samuca arrecada 1,5 tonelada de doações
A Live Solidária da Samuca, realizada em 30 de maio, arrecadou – no sistema de drive-thru – 1,5 tonelada alimentos, 126 peças de roupas, sapatos, 315 litros leite fluido e 31 kg de leite em pó, além de 155 quilos ração para cães e gatos, 988 fraldas geriátricas e produtos de higiene e limpeza. Foram beneficiados o Asilo São Vicente de Paula, a Casa das Crianças São João da Escócia, Rede Rio-clarense de Combate ao Câncer “Carmem Prudente”, ongs de causa animal, além de famílias carentes.
Para se evitar qualquer risco de contaminação, as doações foram recebidas em sistema de drive-thru durante a semana e também no período de realização da live. As pessoas também puderam fazer doações em espécie direto na conta corrente de uma das entidades, por meio de QR Code exibido durante a transmissão.
A Live Solidária da Samuca, que está disponível no YouTube e no Facebook, reuniu alguns sambas-enredos da Escola, que representaram um momento importante de sua história, além disso, também foram apresentadas músicas que foram sucesso no país e sambas-enredos inesquecíveis de escolas do Rio e de São Paulo. “É com muita satisfação e orgulhoso que nossa comunidade e a comunidade de Rio Claro, juntas, arrecadaram 1,5 tonelada de produtos (alimentos, kits de higiene pessoal, produtos de limpeza e ração para animais).
Tudo isso graças ao trabalho coletivo e à união nesse momento em que o distanciamento social é tão necessário”, diz Luis Gustavo Lunardi, presidente da Escola. O evento foi realizado com patrocínio da TSA Som, NR Telecom e Kalyteros, além de apoio de Maurão Lanches, Dr Hashi, Viva Cores Gráfica e Comunicação, Fonte Luz, Rei do Cupim, Carioca Grill, Alugtec Limeira, Quintal Malharia, Clínica Amor Saúde, Macaco Roxo, Music Hall, JB Frios e Laticínios e Morgado & Capretz Comunicação.
Fotos: Divulgação