A Honda recorda a trajetória do seu primeiro modelo fabricado no Brasil. O Civic começou a ser produzido em 1997, na planta de Sumaré (SP), quando estava em sua sexta geração global. Ao longo de todos esses anos, o sedã introduziu diversas inovações e tecnologias no mercado nacional, sendo um dos principais responsáveis pela construção da história e da imagem da Honda Automóveis no país.
Ao todo, já foram comercializados mais de 700 mil Honda Civic produzidos no Brasil. Se considerarmos desde o início das vendas do modelo no país, em 1992, somando os importados, já foram quase 715 mil unidades.
Vamos relembrar um pouco da história das cinco gerações do Civic fabricadas em solo brasileiro.
6ª geração – 1997
O primeiro Civic fabricado no Brasil, em 1997, foi um carro inovador para sua época e detentor de equipamentos diferenciados. Com o conceito de trazer versões completas – LXB-MT, LX-MT, LX-AT, EX-MT e EX-AT -, sem opcionais, o Civic oferecia ao consumidor tecnologias como suspensão independente, barras de proteção contra impactos laterais nas portas, moderno motor com bloco e cabeçote em alumínio, dentre outros diferenciais de série, como direção hidráulica com regulagem de altura, vidros elétricos em todas as portas e abertura de porta-malas e tanque por dentro do veículo.
7ª geração – 2000
Em dezembro de 2000, foi lançada a sétima geração do Civic no Brasil, simultaneamente aos Estados Unidos e ao Japão, já como modelo 2001, nas versões LXB-MT, LX-MT, LX-AT, EX-MT e EX-AT. A nova geração do modelo, a segunda fabricada localmente, era um projeto totalmente novo, que incorporava inovações construtivas inéditas no segmento, como o assoalho plano para os ocupantes dos bancos traseiros e um design moderno e completamente reformulado.
Com mais espaço interno, porta-malas com maior volume e motorização mais eficiente e potente – de quatro cilindros em linha, 1.7, de 115 cv ou 130 cv, dependendo da versão, o Civic, novamente, estabelecia um novo padrão de qualidade e de construção para os sedãs da época.
8ª geração – 2006
Em abril de 2006, a Honda apresentou ao mercado o inovador New Civic. O modelo era uma completa ruptura no segmento de sedãs médios, estabelecendo-se como referência em design, construção e tecnologia. Um passo à frente dos sedãs da época, o New Civic se destacava pelo design futurista com linhas arrojadas, painel com informações distribuídas em dois displays e uma ergonomia diferenciada, com os comandos voltados para o motorista.
Em março de 2007, a Honda apresentava o carro mais potente produzido em série no Brasil para a época: o Civic Si. O sedã, transformado em um autêntico esportivo, trazia motor 2.0 i-VTEC de 192 cv, transmissão manual de seis velocidades, com diferencial de deslizamento limitado, bem como suspensões, freios e conjunto de rodas e pneus esportivos.
9ª geração – 2012
A nona geração do Civic foi lançada trazendo inovações em equipamentos, mais espaço interno e um design completamente novo, mais elegante e com maior espaço para bagagens. Comercializado em três versões, LX-S LX-L e EX-S, o modelo introduziu a central multimídia i-Mid de 5 polegadas, com conexões Bluetooth e USB, direção elétrica adaptativa MA-EPS, que atuava em conjunto com o VSA na versão EX-S, bem como o botão ECON em todas as versões, que permitia uma condução mais econômica, ajustando diversos parâmetros do veículo.
O sedã ficou ligeiramente maior, com o comprimento ampliado para 4.525mm, enquanto a capacidade de combustível aumentava dos 50 litros da 8ª geração para 57 litros na 9ª geração.
10ª Geração – 2016
Apresentado em agosto de 2016, o novo Civic Geração 10 representou um dos mais complexos e ambiciosos projetos da Honda, exigindo um comprometimento sem precedentes dos recursos de pesquisa e desenvolvimento e da engenharia da marca. Foi a maior e mais extensa renovação do modelo em toda sua história, que resultou na criação de um automóvel mais sofisticado, espaçoso, seguro e tecnológico, com eficiência e desempenho.
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