Nesse sábado (30), foi o primeiro dia da Feira de São Benedito, após dois meses com as atividades paralisadas por conta das medidas de prevenção ao coronavírus. O retorno contou com seis produtores rurais. “Sempre respeitamos as comissões das feiras, fizemos reuniões e no começo eles mesmos não queriam abrir. Agora com a flexibilização, conversamos novamente e resolvemos reabrir, sempre seguindo as comissões. Muitos ainda não vão voltar, mas, aos poucos, vão retomando e estão se organizando, estamos respeitando cada um”, disse o Secretário de Agricultura Emílio Cerri que avaliou o resultado como positivo. “O movimento foi bom pelo primeiro dia. Tanto os produtores quantos os consumidores respeitaram as leis da Vigilância Sanitária”, observou.
De acordo com a Secretaria de Agricultura, no local onde funciona a Feira de São Benedito, na Avenida 13 entre ruas 9 e 10, 42 produtores estão cadastrados e aptos a trabalhar. “Todos podem atuar, mas recomendamos para quem tem acima de 60 anos não vá. Coloque alguém da família que não é do grupo de risco para ir em seu lugar. E tem os que preferiram não retornar agora e esperar mais um tempo, mas assim que voltarem o local deles vai estar lá”, salientou Cerri.
Neste domingo (31), outra feira livre muito movimentada de Rio Claro retoma as atividades. É a feira do Cervezão, que conta com 27 produtores rurais, na Avenida M-25 com Rua M-17, que funciona também das 6 horas ao meio dia.
A Feira do Produtor Rural, conhecida popularmente como “Feira Corujão”, às terças e sextas feiras, das 17h30 às 20h30 no antigo Espaço Livre da Vila Martins (Rua 3-A, 1115), conta com 98 produtores rurais. Segundo o secretário o espaço é reestruturado. “Ganhamos um prêmio de melhor secretaria do estado de São Paulo, no ano passado. E parte da verba, R$ 300 mil estamos fazendo reforma e reestruturando tudo. Com a reforma, a feira será realizada do lado de fora”, disse.
Entre as normas estabelecidas pela prefeitura para a retomada das feiras livres, estão o uso de máscaras pelos feirantes e clientes, distanciamento entre as barracas e as pessoas e disponibilização de álcool em gel pelos feirantes. Não será permitido o consumo de alimentos no ambiente da feira
Foto: Divulgação