O Festival de Artes Cênicas de Bauru (Face) chega em 2020 à sua nona edição. Em nove anos de história, muitos já foram os desafios enfrentados pela organização do festival, mas desta vez a equipe encara um obstáculo inédito: o de realizar um evento artístico em tempos de pandemia.
Fábio Valério, diretor artístico do Face, entende que é da essência da arte insistir em se manifestar nos momentos mais difíceis e afirma: “Poder elevar a estética, o movimento, a contradição, o manifesto, é, e sempre será um elevado sinal de cultura, de resistência e da memória do agora. Sim, continuamos aqui e continuaremos sempre onde houver civilização, onde houver a possibilidade, mesmo que fragmentada de encontro com o outro.”
O festival estava previsto para ocorrer em setembro, mas devido à pandemia de covid-19, o evento foi adiado para novembro deste ano. Ainda assim, a realização do festival na data prevista está condicionada às recomendações das autoridades sanitárias, e a organização está atenta às determinações da municipalidade de Bauru e do Governo do Estado. Em caso de determinação de adiamento, uma nova previsão de data será informada. Em todo caso, as inscrições pelo site estão abertas até 30 de maio para grupos e artistas de teatro, dança, circo e performance que queiram se apresentar.
A decisão foi tomada após o informe da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, prorrogando os prazos de execução dos projetos contemplados pelo Programa de Ação Cultural (ProAC Editais), que patrocina esta 9ª edição do festival.
A organização do festival convida os grupos e artistas a interpretar e acrescentar seus olhares sobre o tema “Lugar Manifesto” por meio do espetáculo que será inscrito no festival. As obras selecionadas irão formar, no seu conjunto, um manifesto, uma declaração sobre a conjuntura atual.
As inscrições para o 9º Festival de Artes Cênicas de Bauru foram prorrogadas até 30 de maio, pelo site facebauru.art.br. Acompanhe o evento nas redes sociais: @facebauru.