Rio Claro foi uma das cidades a receber ações do 1º Batalhão de Polícia de Choque – ROTA (Rondas Ostensivas “Tobias de Aguiar”), nos dias 15, 16 e 17. A fim de maximizar a sensação de segurança da população e manter os baixos índices criminais da região, as equipes apoiaram o trabalho que já é realizado com o policiamento ostensivo ordinário de rádio patrulhamento, Forças Táticas e BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia). Destaca-se também, a ação do Policiamento Rodoviário, com as demais forças de segurança, interagindo com os sistemas inteligentes como, por exemplo, o DETECTA.
“A Polícia Militar do Estado de São Paulo, Instituição com 188 anos de existência, tem a missão constitucional de Preservar a Ordem Pública. Portanto, deve atuar para que o crime não ocorra ou, em último quadro, tão logo ele aconteça. Em um contexto mais amplo, existem diversas modalidades de policiamento, que funcionam como engrenagens de um sistema voltado ao combate à criminalidade e à proteção das pessoas, cada uma com uma função específica. O patrulhamento Tático de Rota é uma dessas modalidades, cuja função é atuar em apoio às demais modalidades de policiamento, em especial em ocorrências de grande complexidade, nas quais os marginais estão armados e equipados com armas de alto poder, explosivos, veículos potentes etc, ou ainda que utilizem de modus operandi não convencional”, informou a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, ao Diário do Rio Claro por meio de nota.
O Comando do Policiamento do Interior Nove também agradeceu o empenho de todos os policiais militares “que trabalham na árdua missão de servir a população defendendo, acima de tudo, a vida e o patrimônio público/privado. Insta também ressaltar e enaltecer a colaboração e compreensão dos cidadãos neste momento de pandemia, momento em que solicitamos a todos o cumprimento das orientações sanitárias quanto ao uso de máscaras e o distanciamento entre as pessoas”.
Durante a última semana o 1º BPChq – ROTA atuou nos municípios da região Sudeste do Estado. Com prisões realizadas em Rio Claro, Sumaré, Hortolândia e Araras.
Segundo a SSP os resultados nesses municípios foram:
– Três prisões em flagrante por Tráfico de Drogas;
– Um indivíduo Procurado pela Justiça recapturado;
– Um menor apreendido por ato infracional de Tráfico de Drogas;
– Um menor apreendido por ato infracional de Receptação.
Foto: Divulgação