Grupo da Unesp Rio Claro desenvolve site com dados atualizados
O Grupo Executivo Anti COVID-19 da Unesp Rio Claro desenvolveu o Boletim AntiCovid (BAC). O objetivo é que a publicação seja mais uma estratégia para que os dados cheguem à comunidade externa da Unesp.
Informações como números atualizados, artigos sobre a disseminação da doença e mapas da região estão disponíveis no site: https://sites.google.com/unesp.br/boletim-anti-covid-19.
Vacina para Covid-19 mostra resultado promissor
O laboratório americano Moderna informou nessa segunda-feira (18) que sua vacina experimental contra a covid-19 mostrou potencial em um estudo de estágio inicial, já que produziu anticorpos neutralizadores do vírus semelhantes àqueles encontrados em pacientes recuperados, o que fez o preço das ações dispararem cerca de 25%.
A vacina da empresa está na vanguarda dos esforços de desenvolvimento de um tratamento para o vírus de disseminação veloz e, na semana passada, recebeu o selo de “aprovação rápida” da agência de saúde dos Estados Unidos para que a revisão regulatória seja acelerada. A Moderna espera iniciar um estudo de estágio final mais amplo em julho.
Atualmente, não existem tratamentos ou vacinas aprovados para a covid-19, causada pelo novo coronavírus, e especialistas preveem que uma vacina segura e eficiente pode demorar de 12 a 18 meses.
Oito pacientes que receberam a vacina da Moderna mostraram níveis de anticorpos similares àqueles de pessoas que se recuperaram da covid-19, segundo resultados iniciais do estudo feito pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA.
Todos os 45 participantes do estudo receberam três doses diferentes da vacina, e a Moderna disse que viu um aumento de dependência da dose na imunogenicidade, a capacidade de provocar uma reação imune no corpo.
“Essas são descobertas significativas, mas é um ensaio clínico de estágio inicial que incluiu apenas oito pessoas. Foi projetado para a segurança. Não para a eficácia”, disse Amesh Adalja, especialista em doenças infecciosas do Johns Hopkins Center for Health Security, que não estava envolvido no estudo.
Os dados iniciais oferecem um vislumbre de esperança para uma vacina entre as mais avançadas em desenvolvimento. Adalja disse que muitas falhas podem ocorrer entre agora e o momento em que a vacina for testada quanto à eficácia em milhares de pessoas. “O que vemos é encorajador”, disse ele.
Projeto da USP de São Carlos compartilha aprendizados obtidos na quarentena
O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, lançou um canal virtual “Vamos ficar bem”, de modo a compartilhar os aprendizados da comunidade acadêmica durante a jornada de quarentena, em razão do avanço da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus.
A plataforma digital reúne relatos, vídeos, imagens e áudios, que mostram como as pessoas aprendem a lidar com a pandemia e o período de reclusão. O projeto é uma iniciativa do Setor de Apoio Institucional do ICMC, que fará uma seleção dos materiais recebidos para serem compartilhados no canal.
Para participar, é preciso ser membro da comunidade do instituto. A contribuição pode ser enviada pelo Instagram, Facebook ou por preenchimento de formulário eletrônico disponível no site da iniciativa (https://icmcusp.wixsite.com/vamosficarbem/participe).
O projeto pode ser livremente adotado por outras unidades de ensino e pesquisa da USP ou por qualquer instituição. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail comunica@icmc.usp.br.
Foto: Divulgação