Estudo com metodologia pioneira mostra efetividade de medidas preventivas
Um estudo feito por amostragem (nos dias 2 e 3 de maio) revela que Ribeirão Preto tem uma baixa prevalência do novo coronavírus (SARS-CoV-2), responsável pela doença COVID-19, circulando pela cidade. Somente 1,21% das pessoas testadas estavam infectadas pelo vírus – ou apenas 8.305 pessoas da população, segundo o relatório apresentado em 6 de maio pelos pesquisadores do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP) da Universidade de São Paulo (USP) e da Secretaria Municipal da Saúde.
Pioneira no Brasil – as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro ainda não finalizaram os testes –, a metodologia empregada é parecida com a usada em pesquisa de opinião pública e inédita para essa finalidade, segundo o professor Fernando Bellissimo Rodrigues, da FMRP e coordenador do levantamento. A amostra, com indivíduos distribuídos por todas as regiões da cidade, foi sorteada entre pessoas de ambos os sexos, de todas as faixas etárias e níveis de escolaridade e socioeconômicos.
Fachada de hospital exibe fotos do trabalho dos enfermeiros na pandemia de COVID-19
O Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE) projeta, na fachada da unidade, fotos da atuação da equipe de enfermagem durante a pandemia de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. As imagens foram captadas pelas lentes do fotógrafo Eduardo Tarran e serão projetadas até 17 de maio, das 18h às 23h, na fachada do prédio da Av. Ibirapuera, 1.215, na zona sul de São Paulo. A iniciativa começou nessa segunda-feira (11).
Igreja Batista realiza arrecadação de alimentos
No sábado, dia 23 de maio, das 10 às 17 horas, a Igreja Batista do Calvário – Ministério Anjos da Noite – IEQ – Cervezão – Projeto Simeão realizam arrecadação de donativos. Toda a arrecadação será distribuída para famílias que estão passando por dificuldade motiva pela pandemia da Covid-19. Pais de família que perderam emprego e, consequentemente, estão sem condições de trazer o alimento para a família. Podem ser feitas doações de alimentos, produtos não perecíveis, produtos de limpeza, cobertores e roupas de frio. A doações podem ser entregues na Avenida 20A, 240.
Japão começa a fornecer antiviral recém-aprovado para tratar covid-19
O ministro da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão, Kato Katsunobu, afirmou ontem (12) que o governo começou a fornecer a recém-aprovada droga remdesivir a instituições médicas para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus.
Nessa terça-feira, Kato declarou que a entrega do antiviral fornecido por sua fabricante americana havia sido iniciada no dia anterior. O remdesivir é o primeiro medicamento autorizado pelo Japão para o tratamento de pacientes com a covid-19. Sua aprovação foi acelerada na semana passada, após somente três dias de avaliação, depois de a droga ter sido aprovada para uso emergencial nos Estados Unidos.
O Ministério da Saúde do Japão planeja administrar o antiviral somente em pacientes com sintomas graves. Segundo o ministro Kato, as autoridades vão checar dados disponíveis online sobre pacientes elegíveis em hospitais para que os suprimentos cheguem adequadamente aos que necessitam do medicamento.
Foto: Divulgação