Por 16 votos favoráveis, os vereadores aprovam em primeira discussão o Projeto de Lei (PL) nº 046/2020, de autoria do Prefeito Municipal, que autoriza o município a integrar o Consórcio Intermunicipal de Saúde na Região Metropolitana de Campinas – Norte (CISMETRO), aderindo ao seu contrato de consórcio/estatuto social e dá outras providências. Este era o único projeto que constava da Ordem do Dia. Os vereadores retornam a plenário na próxima segunda-feira (18).
Rio Claro foi aprovada pelo consórcio para ingressar no grupo formado por 14 cidades e, para oficializar o ingresso, precisa da aprovação da Câmara Municipal e do Conselho Municipal de Saúde. O Cismetro cria uma rede integrada de saúde entre os municípios participantes com o objetivo de otimizar recursos e agilizar serviços oferecidos à população como exames, consultas e outros procedimentos. O município aporta recursos no consórcio e tem autonomia para decidir onde o dinheiro será utilizado, podendo destiná-lo a áreas de maior necessidade e demanda, inclusive na contratação de mão de obra.
O município contrata os serviços e os valores vão sendo abatidos do montante depositado, sendo que, os serviços e procedimentos são cobrados pela tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). Fundado em 2014, o Cismetro está entre os dez consórcios mais consolidados do país e tem índice de satisfação superior a 70% nas cidades que aderiram ao consórcio: Holambra, Artur Nogueira, Cosmópolis, Paulínia, Santo Antônio de Posse, Morungaba, Cordeirópolis, Santa Gertrudes, Amparo, Iracemápolis, Monte Mor, Jaguariúna, Limeira e Ipeúna. Rio Claro poderá ser a 15ª cidade a ingressar nesse grupo.
Foto: Divulgação