Leia notícias nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
TSE: mais de 1 milhão de eleitores regularizaram pendências
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que 1.040.323 eleitores solicitaram a regularização de pendências com a Justiça Eleitoral antes do prazo estabelecido, encerrado na quarta-feira (6). A partir de agora, nenhuma alteração no cadastro eleitoral será permitida antes das eleições de outubro, quando serão eleitos prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.
Segundo o TSE, os pedidos de regularização feitos pelo site do tribunal serão analisados até o dia 3 de junho, quando será divulgado o número de eleitores aptos a votar no pleito deste ano. Os pedidos envolvem solicitações de quem deseja mudar o local de votação, domicílio eleitoral, regularizar título cancelado, fazer alterações de dados pessoais e pelos jovens de 16 anos que vão votar pela primeira vez e querem solicitar o documento.
Devido ao fechamento dos cartórios eleitorais por causa da covid-19, o TSE permitiu a regularização eletrônica do documento. As consequências da pandemia também levaram o tribunal a suspender o cancelamento de 4,4 milhões de títulos de eleitores faltosos nas últimas eleições.
Ajuda
A Polícia Civil de São Paulo aumenta, a partir de hoje (12), o número de postos que emitem documentos à população de rua. O atendimento, que era realizado apenas na área central da capital paulista, ocorrerá também em unidades da Guarda Civil Metropolitana (GCM), nas zonas norte, sul, leste e oeste.
A ação tem o objetivo de auxiliar a população de rua a obter, com os documentos em mão, o benefício concedido pelo governo federal durante a pandemia. A medida, que teve início no centro da cidade na última quarta-feira (6), já realizou 516 atendimentos nos três primeiros dias.
Meio ambiente
O Conselho Nacional da Amazônia Legal anunciou a deflagração de operações contra “atividades ilegais em áreas protegidas por lei federal”, a partir de Porto Velho, Cuiabá e Marabá (PA). As ações ocorrem no âmbito da Operação Verde Brasil 2.
De acordo com nota divulgada pela Vice-Presidência da República, fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) já estão fazendo buscas e autuações nos locais, protegidos por forças federais que atuam na região com poder de polícia conferido pelo decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que foi instituído com o objetivo de “prevenir e reprimir delitos ambientais, bem como dar combate a focos de incêndio”.
Auxílio emergencial
O vice-presidente da Rede de Varejo da Caixa Econômica, Paulo Henrique Angelo, participou de entrevista online e atualizou informações sobre o auxílio emergencial. No sábado, foram realizados 79.797 saques da poupança digital. No domingo, 7.999. E ontem (11) até as 14h, foram feitos 275.304 saques. Com esse balanço, 94% dos mais de 50 milhões de brasileiros já fizeram saque da 1ª parcela do auxílio emergencial.
“Não há necessidade de madrugar nas filas. Todos os brasileiros estão sendo atendidos no mesmo dia e com muita agilidade”, disse Paulo Henrique. O representante da Caixa explicou que o governo federal é quem vai divulgar o calendário para o pagamento da 2ª parcela do auxílio emergencial. Enem. As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 começaram nessa