A data foi instituída para celebrar e homenagear aqueles que se dedicam para cuidar do próximo. Mundialmente, o dia 12 de maio celebra o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820.
O Portal Saúde destaca que no Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.
Esses profissionais são formados e carregam o comprometimento com a saúde e o bem estar do ser humano e, muitas vezes, não são reconhecidos, mas o momento atual de pandemia mostra uma sensibilidade maior por parte da sociedade. “Com o advento da pandemia do novo coronavírus houve uma evidência maior dos profissionais de enfermagem, que atuam no atendimento da linha de frente tanto no ambiente hospitalar quanto nos serviços de: orientação, bloqueio e imunização. Gerando uma maior visibilidade e consequente valorização pelos esforços empreendidos no desempenho profissional e no trabalho com as limitações expostas”, avaliou o diretor do SINDMUNI, Cesar Camargo, que há 30 anos se dedica a profissão de enfermeiro, dos quais 28 anos dedicados ao Serviço Público.
De acordo com o profissional, a atual situação evidenciou também para a sociedade a fragilidade estrutural do Sistema Único de Saúde e, principalmente, o subdimensionamento dos profissionais de enfermagem nas instituições. “Há falta de controle na qualidade dos Equipamentos de Proteção Individuais que, pela atual legislação não necessitam de Certificado de Aprovação (CA), como alguns aventais e máscaras de TNT, expondo os profissionais a riscos biológicos eminentes.”
O enfermeiro destaca ainda a preocupação com a saúde de quem está na linha de frente. “Recentemente a OMS destacou o aumento do número de profissionais de saúde infectados pela COVID-19 nas instituições hospitalares com relevante ênfase na alta jornada de trabalho, qualidade dos EPI´S e de materiais para higiene adequada das mãos. Infelizmente, e preocupante é que a atual situação também descortina o viés do descontrole emocional: os atos insanos de constrangimento e de violência contra profissionais de saúde no transporte público e em manifestações populares”, lamenta.
A atuação dos profissionais da área de enfermagem tem sido ainda mais essencial na recuperação e salvamento de vidas. Mesmo que ainda não tenham os méritos devidos, o conselho é não desistir. “Devemos comemorar esta data no intuito de respeitarmos nossa profissão e desenvolvê-la com zelo. Estudando, debatendo e cobrando-nos a cada dia a melhoria da assistência e o envolvimento da nossa sociedade nessa causa”, destaca Cesar deixando a homenagem junto ao Diário do Rio Claro a esta classe indispensável.
PALESTRAS ON LINE
Coren-SP terá palestras online na Semana da Enfermagem
Ainda que as festividades e eventos tenham sido postergados em decorrência da pandemia, o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo – Coren-SP preparou uma programação exclusiva e online para que os profissionais de enfermagem possam acompanhar os principais assuntos voltados à profissão.
Com a participação de enfermeiras, mestres e doutoras da enfermagem brasileira, informação e conhecimento não faltarão no Coren-SP Sem Fronteiras. A mediação será realizada pela conselheira Érica Chagas, responsável pelo canal. As transmissões serão ao vivo, na página do Conselho no Facebook de 12 a 14 de maio.
Foto: Divulgação