Os princípios orientadores da educação ambiental
A Educação Ambiental deve ser compreendida como uma ferramenta de apoio que possibilita aprimorar as relações socioambientais de maneira integrada, buscando tomar decisões conscientes e acertadas, evitando impactos no ambiente. Para isso é necessário levar em consideração diferentes princípios que regem a dinâmica ambiental, tais como: valor pela vida, a complexidade, corresponsabilidade e diálogo de saberes.
A proteção e o cuidado com todas as formas de vida tem um valor significativo e supremo, principalmente, quando assumimos um compromisso ético e responsável, pautando-se em caminhos de proteção, cuidado e respeito com a diversidade que nos cerca, a verdadeira existência na terra. Em concordância, temos que a educação ambiental deve reconhecer a correlação entre diferentes abordagens, leituras e sentidos que são dados à sociedade humana, pensando em uma realidade sem limites, mas que ao mesmo tempo as partes se interagem mutuamente.
Outro ponto fundamental é compartilhar e assumir as responsabilidades, assumindo o nosso papel como atores individuais e coletivos, principalmente em nosso território, tomando decisões coerentes, promovendo acordos racionais, possibilitando a incidência de ações construtivas dentro do processo social.
Além disso, o diálogo é um dos pontos que merecem ser trabalhados, a partir de troca de conhecimentos, informações acumuladas, experiências cotidianas, populares, reunindo uma heterogeneidade de visões e lógicas que alimentam e compõe a prática do saber.
Atualmente, a ferramenta ideal para se trabalhar a conscientização ambiental é a Educação Ambiental, pois a partir dela é possível promover em caráter contínuo e permanente, o desenvolvimento de ações multiplicadoras, que contemplam o respeito às diferenças, práticas consistentes, qualidade de vida e justiça ambiental. A educação ambiental é uma aliada para conscientização e precisa ser trabalhada de diferentes formas, desde o início, logo no processo de formação do indivíduo, com início nas escolas, passando pelos adultos, pois todos somos responsáveis pelo lugar em que vivemos.
O espaço escolar se torna o lugar ideal para se promover reflexões e sensibilização a respeito dos problemas ambientais, pois estimulam a aprendizagem e disseminação de conhecimentos com o meio no qual estamos inseridos, fazendo com que possamos nos tornar cidadãos mais responsáveis e conscientes, diante a preservação e conservação ambiental.
O comprometimento da Educação Ambiental é transitar do momento presente para o amanhã, buscando agregar práticas sociais transformadoras, que reafirmem o pertencimento do ser humano ao mundo natural, mas que dentro de uma esfera local ou planetária, garanta um ambiente socialmente saudável.
Portanto, o que se percebe é que a Educação Ambiental deve estar em constante movimento, assumindo seu espaço crítico e em favor de denúncias, contribuindo para o bem estar de todos, mas por outro lado, deve estar em constante construção, contribuindo para a garantia da sobrevivência.
Autor: Éder Rodrigo Varussa, Gestor e Educador Ambiental, Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista- Unesp, Mestre em Geografia, na linha de pesquisa Territórios, Mutações Econômicas e Políticas Públicas, Especialista em Gerenciamento Ambiental x Sustentabilidades na área de Ecologia Aplicada. Diretor e Pesquisador do Grupo de Pesquisa Davatz-Sangbaul – Brasil e Alemanha no interior de São Paulo.
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