Orgulhar-se de pequenas coisas que você realizou bem durante sua jornada de vida é uma excelente forma de expandir sua consciência de quem realmente você é. É o modo mais adequado para o reconhecimento de suas capacidades e ações do dia a dia.
Reconhecimento é a maior necessidade do ser humano, é tudo o que queremos e tudo o que precisamos. Sem reconhecimento podemos até adoecer, não ter apetite e até mesmo perder a razão de viver. Entretanto apesar de sua importância. O reconhecimento é algo que não se pode cobrar e que se tem obrigação de dar.
Um amigo de faculdade costumava com tom de brincadeira quando encontrava uma moça de olhos claros dizia “que pareciam faróis de milha. Se faltar luz basta que elas fiquem de olhos abertos”. Esse modo de abordagem nem sempre funcionava muito bem. O elogio parecia muito superficial, mas ele continuava usando.
Você pode dizer coisas positivas para você e para outras pessoas, isso é o reconhecimento positivo ou dizer coisas negativas a seu respeito e de outras pessoas o que chamamos de reconhecimento negativo.
Uma experiência na Universidade dos EUA separou alguns filhotes de macacos de seus pais durante alguns dias sem alimentá-los. Libertados encontravam espalhados macacos de plástico com mamadeiras e macacos de pelúcia simbolizando os macacos naturais. Para a surpresa dos cientistas, os macaquinhos correram até os de pelúcia alojando-se em seus braços, na busca de carícia, ‘stroke’ que, em português, quer dizer carícia, afago, reconhecimento. Dizer a alguém que ele é bonito, não é suficiente, há a necessidade de carícia que todos temos.
Com a experiência realizada com os macaquinhos ficou comprovado que o afeto é uma necessidade absoluta. Agora, eu pergunto a você, de que forma você está dando reconhecimento às pessoas que mais preza na vida?
Se você pensar em cobrar o reconhecimento, seria como comprar um troféu. Comprando um troféu, não há chances de se orgulhar dele, há? Como é que se pode cobrar de uma pessoa o gostar? Não há meios de se fazer isso. É necessário que haja a conquista, é isto que faz a diferença.
De um modo geral, temos duas formas de dar reconhecimento às pessoas. Estas formas podem ser a psicológicas, dizer que alguém é importante ou esboçar um sorriso para a outra pessoa. A outra, um pouco mais difícil nesses dias de quarentena, é simplesmente abraçar outra pessoa.
Eu não sei de que forma você tem abordado as pessoas com reconhecimento positivo ou não. Eu não sei como você tem se dirigido a você mesmo na forma de um reconhecimento positivo. O que eu sei que de um jeito ou de outro você pode estar contribuindo para um mundo melhor com foco no reconhecimento. Pense nisso!