A Prefeitura de Rio Claro executou nessa sexta-feira (24) um trabalho conjunto envolvendo a Secretaria Municipal de Segurança (Defesa Civil e Guarda Municipal) e a Secretaria de Meio Ambiente, para a remoção de resíduos descartados irregularmente na região da Avenida Ulysses Guimarães, próxima ao bairro São Miguel que faz divisa com a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA).
Os trabalhos executados fazem parte dos esforços das secretarias relacionados a diversas frentes como: prevenção contra incêndios florestais, combate ao descarte irregular de resíduos sólidos e eliminação criadouros de vetores transmissores de doenças, todas essas ações convergem para minimizar os problemas de saúde pública, principalmente, no momento em que vivemos em relação ao COVID-19.
Homens, caminhões e tratores foram utilizados para remover uma grande quantidade de materiais que poderiam ter sido descartados, sem custos para o munícipe, em um ecoponto localizado na mesma avenida a menos de 500 metros do local onde as equipes trabalharam.
O secretário de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba, ressaltou que a Prefeitura continua realizando seus trabalhos através de todas as suas secretarias, mas que a participação da população é essencial para a manutenção do meio em que vivemos. “Pedimos a todos que colaborem.
Não descarte lixo, restos de construção, móveis e utensílios inservíveis, galhos e outros materiais em locais impróprios, verifique o ecoponto mais próximo; não ateie fogo nesses materiais, o fogo pode se alastrar e provocar grandes problemas para o meio ambiente e, principalmente, para as pessoas; lembrando que a legislação considera tais práticas como crime. Essa são ações simples que geram um grande resultado”, enfatizou o secretário.
Foto: Divulgação