Nesta edição, o Diário do Rio Claro destaca o trabalho realizado pelo violoncelista Luis Guilherme Walder de Almeida, 23 anos. O rio-clarense começou na música aos 10 anos de idade, mas só aos 15 começou a estudar violoncelo, desde então, faz trabalhos como concertos com orquestra, grupos de câmara, eventos, grupos de música popular e gravações.
Bacharel em Música pela USP, Luis Guilherme foi contemplado com o Prêmio “Olivier Toni” de aluno de maior destaque artístico do departamento de música da USP. Ainda, foi aprovado em primeiro lugar para o Mestrado na University of Manitoba; aprovado para Mestrado na Indiana University e participou da oitava edição do Popper Cello Competition, na Hungria.

Com uma trajetória invejável, Luis foi um dos ganhadores do Popper Project, realizado por Joshua Roman. É co-criador do projeto Musical Gym e Cello em Pauta. Passou por grandes escolas de música do País como: Instituto Fukuda, Escola Municipal de Música de São Paulo e a USP de Ribeirão Preto, onde teve aulas com o Professor Dr. André Micheletti.
Em sua história na Orquestra Sinfônica de Rio Claro, ganhou duas vezes o prêmio de “Jovem solista”, da OSRC e se apresentou diversas vezes como solista acompanhado de orquestras e grupos de violoncelo. Foi primeiro violoncelista na Orquestra Sinfônica de Rio Claro, Orquestra Sinfônica de Marilia, USP Filarmônica, Cello Ensemble da Escola Municipal de Música de São Paulo, entre outros. Com música popular, participou e produziu diversos projetos e gravações. Foi escolhido para fazer Masterclass com Pieter Wispelwey, na OSESP.

Luis revela que percebeu que sua vida seria a música, logo aos 16 anos, quando foi convidado a estudar no Instituto Fukuda, em São Paulo. Para ele, a arte é “como uma ligação a nossa história, através do frônese podemos ter reflexões que nos desenvolvem como humanidade. O que me motiva é ver que a Arte supera barreiras físicas e temporais”.
Sobre o futuro, o músico conta que pretende iniciar um Doutorado e, claro, a oportunidade de continuar compartilhando Arte.
Fotos: Divulgação