Unesp lança plataforma de doação para combate à Covid-19
Universidade Estadual Paulista decidiu dedicar todos os esforços de recebimento de doações para as iniciativas de combate e prevenção ao novo coronavírus em andamento na Unesp no programa “Parceiro Pela Vida Unesp”. Ações de pesquisa e de assistência à população mobilizam atualmente centenas de docentes, pesquisadores, servidores técnico-administrativos e estudantes unespianos em diversas frentes de trabalho organizadas como resposta à pandemia.
As pesquisas em andamento estão sendo articuladas pelo Comitê Científico Unesp Covid-19. Dentro desse comitê, os grupos e subgrupos formados, com representantes de todas as grandes áreas do conhecimento, atuam em busca de soluções que possam apoiar as políticas públicas em curso e contribuir para o controle da propagação da Covid-19.
Para ajudar no diagnóstico, por exemplo, laboratórios da Unesp localizados em três câmpus diferentes (Botucatu, Araraquara e São José do Rio Preto) estão empenhados em parcerias para aumentar o número de testes a serem realizados na população, uma das medidas recomendadas para mitigar a disseminação descontrolada da doença.
A Universidade vem atuando também, em parcerias com prefeituras, na produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para pacientes e profissionais de saúde e, em paralelo, tem iniciativas para a fabricação de ventiladores pulmonares mecânicos de baixo custo, máscaras e álcool em gel. A plataforma do “Parceiro Pela Vida Unesp” é um avanço daquela utilizada pelo “Parceiro Unesp”, programa lançado no segundo semestre do ano passado para desburocratizar as doações direcionadas para a Universidade.
Moradores montam prateleira solidária
Moradores montaram uma Prateleira Solidária na Rua 10 entre as avenidas 7 e 9, Jardim das Palmeiras, para ajudar aqueles que mais precisam. A prateleira deve ficar na rua todos os dias, das 10 às 16 horas. Angela Santos, responsável pela prateleira, conta que a intenção é disponibilizar alimentos, produtos de higiene, roupas e livros.
Ela solicita para que, caso conheça alguém que esteja precisando, avise da prateleira. “Também precisamos da ajuda de vocês para manter a prateleira abastecida. Então, se tiver algo sobrando em casa, como alimentos, produtos de higiene, livros e roupas, fique à vontade para colocar na prateleira. Também posso buscar, só avisar”, escreveu Angela em uma publicação nas redes sociais
No Brasil, são 22.130 curados da infecção causada pelo vírus
De acordo com levantamento do site ncov2019, que acompanha, em tempo real, os números do novo coronavírus pelo mundo, já são 643.230 pessoas recuperadas da Covid-19.
No Brasil, são 22.130 curados da infecção causada pelo vírus. O balanço dá conta de que são 2.428.317 casos pelo planeta, sendo que, destes, 40.975 são casos graves. O número de mortos chegou a 166.453.
Foto: Divulgação