O clima festivo da Vigília Pascal continua na celebração do Domingo de Páscoa e perdura durante todo o tempo pascal que se completa com a festa de Pentecostes.
Neste Domingo de Páscoa, na primeira leitura (At 10,34- 43) meditamos um trecho do discurso de Pedro dirigido aos pagãos. É um convite para tomarmos consciência da verdade fundamental da nossa fé: Jesus ressuscitou.
“Nós somos testemunhas de tudo o que Ele fez na terra dos judeus e em Jerusalém. Eles o mataram, suspendendo-o num madeiro. Deus, porém, ressuscitou-o ao terceiro dia.”
Na segunda leitura (Cl 3,1- 4), o apóstolo Paulo nos ensina que, no batismo, passamos da morte para a vida. Por isso devemos buscar as coisas do alto: “Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita do Pai. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra.”
No evangelho (Jo 20,1-9), São João nos relata que Maria Madalena foi ao sepulcro e viu a pedra removida. Correu para dizer a Pedro e João e eles correram até o túmulo. Diante dos sinais da morte – o sepulcro, os panos, o sudário – eles perceberam a vitória da vida.
Cada um dos quatro evangelistas tem seu jeito próprio de contar a experiência de fé sobre o túmulo vazio. Em cada um deles, o importante é o testemunho de que Jesus ressuscitou. Deus manifestou sua força criadora e libertadora. Vencendo o pecado e a morte, pela sua ressurreição, Jesus nos traz a vida e a libertação.
A ressurreição de Cristo é o fato mais importante da História da Salvação, o fundamento da nossa fé. Se Cristo não tivesse ressuscitado, nossa fé seria inútil, ensina-nos o apóstolo Paulo. Ela é também a garantia da nossa ressurreição, pois, como Cristo, também nós ressurgiremos para uma nova vida.
Páscoa quer dizer passagem. A páscoa de Cristo é a passagem da morte para a vida. Quando tudo parecia fracasso e derrota, eis que Jesus ressuscita glorioso. E a celebração nos convida a vivermos a nossa páscoa, fazendo a passagem para uma vida cada vez melhor, em conformidade com a proposta do Ressuscitado. Vivemos a páscoa quando passamos do pecado para a graça, do ódio para o amor; quando passamos da tristeza para a alegria, da violência para a paz, do egoísmo para a solidariedade.
Jesus Ressuscitado caminha ao nosso lado, encorajando-nos a seguir seus ensinamentos. Ele venceu o pecado e a morte, reconciliando a humanidade com Deus. Por isso alegremo-nos e celebremos jubilosos a vitória do nosso Salvador!
Por Diocese de Piracicaba / Foto: Rede Social – Paroquia Nossa Senhora Aparecida de Rio Claro