Os catadores de materiais recicláveis representam uma parcela significativa da população que, mesmo invisível aos olhos da maioria da sociedade, são de suma importância às práticas ambientais por estarem envolvidos em processos de reutilização e reciclagem, através da coleta e separação de materiais, diminuindo a quantidade de materiais descartados, e realizando um trabalho de utilidade pública contribuindo com a vida útil de aterros sanitários.
Os materiais são coletados pelos catadores (tanto homens quanto mulheres) no dia a dia, sob exposição de sol, chuva, vento, sendo um trabalho árduo e desafiador, mas em sua maioria realizado com luta e persistência, devido à importância desta atividade na geração de renda de muitas famílias.
O trabalho de coleta se dá nas ruas, barracões e cooperativas, e expõe tais trabalhadores a situações de desgaste físico e psicológico, bem como outros riscos de saúde, devido ao contato com os objetos (às vezes cortantes ou contaminados), sofrendo acidentes de trabalho e propensos a adquirir viroses e outras epidemias devido aos lugares que percorrem e os materiais que recebem.
Neste cenário de pandemia do COVID-19 que estamos vivendo atualmente, onde a higienização e os cuidados com a saúde humana são destaques em todo o contexto mundial, e considerando a atividade de trabalho dos catadores de materiais recicláveis e sua exposição, se fazem necessárias ações educativas para evitar que estes trabalhadores sejam atingidos pelo vírus.
A equipe do Projeto UMA – Unidos ao Meio Ambiente, coordenada pelo educador ambiental Éder Rodrigo Varussa, juntamente com parceiros e profissionais da área da saúde, realizaram campanha de doação de produtos de higiene para auxiliar na higienização destes trabalhadores, visando maior proteção contra o vírus.
Assim, no dia 26 de março, foi realizada pela equipe uma atividade com os catadores de materiais recicláveis do bairro Jardim Novo I, integrantes da Associação Novo Tempo. Foram entregues produtos como: álcool em gel; sabão em pedra; água sanitária; máscaras; e sapatos novos, visando auxiliar na proteção e cuidados a estes trabalhadores durante esta pandemia.
Durante a realização da atividade, a dentista e doutora em saúde coletiva, Dra. Ariana Belotto Correa, orientou os trabalhadores sobre a importância dos hábitos e cuidados de higiene, abordando a forma correta de como lavar as mãos, desinfetar objetos e utilizar produtos de limpeza adequados para proteção ao vírus. A Dra. Ariana Belotto Correa destacou também a importância da utilização de luvas durante o trabalho da coleta e que as máscaras devem ser utilizadas pelos catadores em casos de problema de saúde, ambientes de risco ou suspeita da doença pelo novo Coronavírus e que a forma eficaz de proteção.é a higienização adequada em todos os momentos, dia após dia.
As doações dos produtos e as orientações foram recebidas com grande alegria pelos trabalhadores. As demais pessoas interessadas em colaborar com os trabalhadores integrantes da Associação Novo Tempo com produtos de higiene podem entrar em contato com a presidente da associação, Josilma, no telefone (19 )99846-1477 e combinar sobre a entrega dos produtos.
A participação de toda a sociedade (civil, Estado, empresas) torna-se fundamental, sobretudo em momentos como o atual, colaborando com ações conjuntas e humanitárias em prol destes trabalhadores, cabendo a todos respeito e solidariedade, sendo a palavra ideal, união.
Por Eder Varussa / Foto: Divulgação