Diante da pandemia de Covid-19, a recomendação dos órgãos sanitários e das autoridades médicas é para que as pessoas evitem aglomerações e deslocamentos que não sejam essenciais. Como a transmissão do vírus se dá por contato pessoal, medidas para evitar a circulação têm sido adotadas em vários países, estados brasileiros e nos municípios de nossa região.
Em Rio Claro, o período de quarentena foi decretado para ocorrer até o próximo dia 7 de abril. Para este período, marcado por uma série de restrições, a principal orientação é para que as pessoas permaneçam em suas casas. O isolamento das famílias dentro dos imóveis requer atenção redobrada com higiene pessoal e limpeza e, dentro desse contexto, cuidados básicos relacionados ao sistema de esgoto.
A BRK Ambiental, responsável pelos serviços de esgotamento sanitário em Rio Claro, lembra que as redes de esgoto não foram projetadas para transportar lixo ou outros resíduos indevidos e que sua má utilização pode causar transtornos a todos. “Sabe aquele resto de comida que foi jogado na pia da cozinha? E aquele papel higiênico descartado pelo vaso sanitário?
Tem ainda o óleo vegetal que ao invés de ser reaproveitado foi lançado no ralo. Todos estes resíduos que, em algum momento, foram – erroneamente – destinados para a rede de esgoto podem gerar algum tipo de problema, seja no entupimento das ligações ou das redes, no extravasamento das tubulações e até em retorno de esgoto para dentro dos próprios imóveis”, alerta Alexandre Leite, gerente de operações da concessionária.
A empresa informa ainda que durante o trabalho de limpeza das redes e das ligações de esgoto, os materiais mais encontrados são resíduos sólidos – entre eles, fio dental, papel, absorvente, preservativos e peças plásticas, incluindo peças de brinquedos, entre outros. Fios de cabelo também são grandes vilões do esgoto.
Qualquer resíduo sólido deve ser destinado ao lixo. “O uso correto do sistema de esgoto deve ser um hábito e, principalmente, um compromisso de todas as pessoas, especialmente neste período em que a maior parte da população permanece em casa”, reforça o gerente operacional. Para evitar problemas nas redes de esgoto, a BRK Ambiental orienta: l O óleo de fritura, depois de utilizado no preparo dos alimentos, deve ser armazenado em garrafas plásticas e entregues a pontos de coleta que farão o recolhimento deste resíduo e sua destinação para empresas que o adotam como matéria-prima.
A BRK Ambiental, através do programa Olho Vivo, disponibiliza 73 pontos de coleta de óleo usado em Rio Claro.
A relação dos endereços encontra-se disponível na página da concessionária na internet: www.brkambiental.com.br/rio- -claro/sustentabilidade
– Para evitar transtornos com as tubulações de esgoto dentro dos imóveis, a recomendação é fazer uso das caixas de gordura e mantê-las sempre limpas.
– Todo imóvel deve ter uma caixa de inspeção acessível, na calçada ou próxima a ela, para que seja possível identificar problemas no esgotamento e para realizar a manutenção das ligações de esgoto.
– Todo imóvel deve manter separadas as redes de esgoto das tubulações de água pluvial (água de chuva).
Cuidados como esses ajudam a reduzir a necessidade de manutenções, com eventuais paralisações do fornecimento dos serviços. E, consequentemente, diminuem a circulação das equipes de trabalho nas ruas, contribuindo para a preservação da saúde de todos.
A BRK Ambiental, por prestar um serviço essencial de saneamento no município, mantém sua rotina de operação, adotando uma série de medidas de prevenção às equipes de campo. “Precisamos manter a rotina de trabalho de nossas equipes para garantir o funcionamento do sistema de esgoto em Rio Claro.
O trabalho desses profissionais, incluindo os técnicos laboratoriais, equipes de redes, manutenção e operadores de Estações de Tratamento, é fundamental, especialmente neste momento em que muitas pessoas estão em casa”, afirma Rodrigo Alves Dias, Diretor Regional de Operações da BRK Ambiental.
A BRK Ambiental pode ser acionada pelo Call Center 0800 771 0001, que tem funcionamento 24 horas, ou pelos perfis da empresa nas redes sociais.
Foto: Divulgação