Dando sequência à série idealizada pelo Diário do Rio Claro com o objetivo de destacar a arte produzida e idealizada em Rio Claro, o destaque desta edição é o ator e diretor teatral José Carlos Luna Júnior, mais conhecido como Luna Júnior, de 51 anos.
O rio-clarense é ator, diretor de teatro, agente cultural e professor na Secretaria Municipal de Cultura de Rio Claro. Desde criança já montava teatro e pequenos circos em sua casa, onde se apresentava para os colegas. Quando adulto, conheceu o grupo de teatro Palanque, que era coordenado e dirigido pelo ator e diretor Cerjio Mantovani, no qual participou de várias peças.
Após sair do grupo, montou o espaço Tele Alegria, no qual montava brincadeiras e espetáculos para escolas, empresas e festas particulares. “Por um tempo de 25 anos, adquiri muito conhecimento e bagagem na área. Hoje, trabalho na secretaria de cultura como professor de teatro e montamos espetáculos com os alunos participantes”, explica o ator.
Buscando qualificação, cursou uma escola técnica em São Paulo, onde tirou o seu DRT – registro oficial da categoria. Atualmente, está montando o Espaço Luna Arte para atender um público específico que queira se profissionalizar na área. “Trabalhei por cinco anos no CEU das Artes do Mãe Preta, com três aulas semanais para os participantes de 16 a 60 anos.
Alunos estes, mais velhos, que nunca haviam entrado num teatro”, revela Luna, que em sua trajetória também marcou presença no Mapa Cultural, com a peça “Que mãe que eu arranjei”.
Ele conta que, semanalmente, “tínhamos o projeto Vivência Teatral, os diretores de algumas escolas levavam seus alunos para participarem de uma aula teatral que, em média, durava três horas, dando a oportunidade para que experimentassem as práticas das aulas de teatro, além de relaxamento, dinâmicas de grupos, expressão corporal etc”.
Apaixonado por teatro, TV e cinema desde muito pequeno, Luna diz que o mundo das artes sempre fez seus olhos brilharem. “Desde quando assistia o Muppets Show de Jim Herson, ou a Vila Sésamo, Jerry Lewis, entre outros, eu sentia vontade de fazer aquilo. Nesse processo, foram muitas as cabeças de bonecas que desmontei para fazer fantoches”, declara.
O próximo passo na carreira de Luna é desenvolver um canal no Youtube, no espaço Luna Arte, com o objetivo de trabalhar com curtas-metragens, inserindo os alunos participantes. Além disso, está prevista a realização do projeto Vivência Teatral, que deve ainda ser realizado neste ano. “O objetivo é dar oportunidade a mais de 5 mil alunos. Já está fechado com algumas escolas, estamos só esperando passar esta fase”, aponta.
Foto: Divulgação