Em coletiva de imprensa realizada na noite dessa quarta-feira (1°), o prefeito Juninho da Padaria confirmou a investigação de um óbito por suspeita de COVID-19. Acompanhado do secretário municipal de Saúde, Maurício Monteiro, e da médica infectologista Suzi Berbert, o prefeito falou sobre o número de casos no município e as ações desenvolvidas pela administração no combate ao coronavírus.
Segundo Juninho, até às 19 horas dessa quarta-feira (1°), Rio Claro somava 44 casos suspeitos em investigação, 12 casos descartados e um confirmado, somando ao todo 58 notificações. Dentre os casos estudados, cinco pessoas estão na UTI, 15 internados e um óbito em investigação.
De acordo com a médica infectologista, o caso de óbito foi registrado ontem (1°), quando um homem com mais de 60 anos deu entrada na unidade de saúde, já em óbito. Ele teria morrido no domicílio e, segundo familiares, apresentava sintomas leves de gripe, porém, tinha comorbidades como problemas respiratórios.
A médica explica que, segundo protocolo, em toda falência respiratória deve ser cogitada a possibilidade do coronavírus, por isso ainda a necessidade de aguardar o resultado do exame para que seja confirmada a patologia.
INVESTIMENTOS
Durante a coletiva, o Prefeito Juninho anunciou ainda aporte de cerca de R$ 1,3 milhão para a aquisição de testes rápidos de coronavírus. “Estamos aguardando os resultados e isso atrapalha, precisamos nos preparar e atender a essas pessoas que estão esperando por uma resposta; os testes vão ajudar”, explicou o prefeito, destacando que os recursos que serão aplicados são do próprio município.
Outro investimento anunciado é a aquisição de 20 respiradores e de mais 40 equipamentos necessários para a expansão da capacidade de unidades de terapia intensiva (UTI). O prefeito ressaltou que todas as medidas estão sendo tomadas para que o município esteja preparado para o atendimento. Reforçou, ainda, que a projeção é utilizar as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família para o atendimento específico de casos da Covid-19.
ALERTA
O secretário municipal de saúde reforçou, mais uma vez, a necessidade de se manter a quarentena. De acordo com Monteiro, municípios que chegaram ao número de 50 casos confirmados tiveram o crescimento exponencial. “Se os casos que aguardamos resposta se confirmarem, significa dizer que já estamos em estado crítico, por isso reforçamos a necessidade da população compreender que a situação é séria e precisa da atenção de todos”, observou, lembrando que a determinação do fechamento do comércio segue decreto estadual e, portanto, deve ser seguido.
“Entendemos o momento financeiro complicado, mas se o comerciante insistir, ele pode ficar doente e seus funcionários também e, assim, não abrir mais o seu comércio; seguindo as determinações, ele pode se beneficiar do delivery”, apontou o secretário.
Foto: Divulgação