Unidades Básicas de Saúde de Rio Claro nessa segunda-feira (23), primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O público-alvo desta primeira fase da campanha são as pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores do setor de saúde. O aposentado Cherubin da Silva Filho, que passou pela vacinação na manhã de segunda-feira, destacou que a fila era grande. “Embora o atendimento não seja demorado, o idoso fica exposto ao sol.
É falta de respeito, não é digno e, ao mesmo tempo, é temeroso por conta do fato de haver muitos idosos com inúmeros e distintos problemas de saúde”, destacou o idoso. As vacinas se esgotaram em algumas unidades logo no primeiro dia, entretanto, segundo a Prefeitura, nova remessa deve chegar na quinta-feira (26).
Portanto, a orientação é para que seja feito o contato via telefone antes de se dirigir a uma unidade de saúde, para verificar a possibilidade da vacina. ORIENTAÇÃO Com a indicação para que os idosos não saiam de casa, muitos ainda manifestam a dúvida sobre como proceder. Segundo a secretaria de Saúde, a orientação para os idosos e demais é para não saírem de casa por motivo desnecessário.
Porém, para procedimentos médicos e atividades essenciais, como vacinação, fica a exceção. “Os idosos com dificuldades de locomoção podem ser vacinados no carro. Basta o acompanhante solicitar na sala de vacina. Se houver fila para vacinação, as pessoas devem respeitar distância mínima de um metro entre uma pessoa e outra”, informa em nota a secretaria. Outra orientação é para que se evite levar crianças aos postos de saúde.
FASES DA VACINAÇÃO A vacinação será feita em três fases com distribuição do público-alvo entre elas. A primeira fase será realizada de 23 de março a 15 de abril para imunização de pessoas com mais 60 anos de idade e trabalhadores do setor de saúde, que incluem todos os profissionais dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade, inclusive os cuidadores de idosos.
As pessoas com mais de 60 anos devem apresentar documento que comprove a idade informada. A vacina estará disponível nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família, exceto as unidades do Santa Elisa, Jardim Brasília e Vila Cristina. O atendimento será feito de segunda a sexta- -feira, de acordo com o horário de funcionamento de cada unidade. A relação de unidades, endereços e telefones pode ser consultada no site da Fundação Municipal de Saúde (www.saude-rioclaro.org.br).
A segunda fase da campanha ocorrerá entre 16 de abril e 8 de maio. Nesta etapa, serão vacinados os professores das escolas públicas e particulares, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade, além dos profissionais das forças de segurança e salvamento, mediante comprovação de que faz parte deste grupo. De 9 a 22 de maio, será realizada a terceira fase da campanha para vacinação de crianças, gestantes, puérperas, indígenas, e pessoas com deficiência.
Foto: Divulgação