Seguindo o exemplo das cidades da região e as determinações do Governo do Estado, a Pre-feitura de Corumbataí também anunciou medidas para a prevenção ao coronavírus. Em en-trevista ao Diário do Rio Claro, o prefeito Leandro Martinez (DEM) informou que as aulas já foram suspensas.
Nessa quinta-feira (19), apesar do feriado municipal de aniversário do município, o prefeito esteve reunido com prefeitos da região para tratar de medidas preventivas. E, nessa sexta-feira (20), a administração montou uma comissão para analisar as medidas a serem tomadas. “No momento, a secretaria de Saúde está se mobilizando para montarmos um leito de UTI no município. Nós temos alguns equipamentos que compramos recentemente e estamos nos organizando para montar esse leito”, explicou o prefeito.
O município já decretou estado de calamidade e aguarda a aprovação do decreto pela Câma-ra Municipal. Martinez destaca que a palavra ‘calamidade’ pode assustar, mas assegura que a medida tem por objetivo se beneficiar da lei, que extingue a necessidade de licitações, para a aquisição de itens e serviços necessários. “Estamos nos organizando”, destaca.
Sobre a necessidade de isolamento, o prefeito conta que os moradores estão atendendo bem à solicitação. “Tivemos alguns serviços públicos funcionando, mas nas lotéricas, correios e bancos com um fluxo pequeno.” Nessa sexta-feira (20), a administração disponibilizou um vídeo nas redes sociais, com a participação da diretora clínica, recomendando também que as pessoas permaneçam em casa.
“É, na verdade, uma atitude de cada um de nós, mas que vai preservar os outros. Estamos aguardando o desfecho, mas estamos equipados. Já temos um reforço para comprar os kits de higiene e já temos um estoque de medicamentos”, apontou Martinez, que lembra que a Prefeitura está seguindo as recomendações do Governo Federal e Estadual.
“Acredito que até sábado a Câmara aprovando esse decreto, vamos ter novas informações e, segunda-feira, nós nos reuniremos de novo para tratar de novas informações. Estamos con-vocando, a partir de segunda-feira, as empresas da cidade para saber como proceder tam-bém e como elas podem colaborar, porque, na verdade, todo mundo tem que colaborar”, concluiu.
Até essa sexta-feira (20), não havia registro de nenhum caso suspeito no município.
Foto: Diário do Rio Claro