Ocorreu na tarde de terça-feira (17), coletiva de imprensa no Centro Diocesano de Pastoral para a divulgação do Decreto a respeito do coronavírus para todo território da Diocese de Piracicaba, composto por 15 municípios.
Segundo a determinação, a partir de segunda-feira (23), e até segunda ordem, fica suspensa a realização pública das santas missas e celebrações da palavra diárias e dominicais, permanecendo os fiéis desobrigados a cumprirem o preceito dominical.
No entanto, conforme o cânone, são exortados todos os sacerdotes a celebrarem, cotidianamente, em forma privada, a Santa Missa em prol do Povo de Deus. Fiéis devem acompanhar as Santas Missas pela TV, internet e rádio. As igrejas devem permanecer abertas, limpas e ventiladas.
Sobre a Semana Santa e Tríduo Pascal, ficam suspensas também todas as celebrações, incluindo a bênção e procissão de ramos, o solene tríduo pascal e as demais celebrações da piedade popular, tais como as vias-sacras e procissões.
Também suspensas as celebrações de batizados, primeiras eucaristias e crismas. Os párocos devem dialogar com noivos sobre a possibilidade de transferir, sem grave prejuízo, as celebrações públicas de matrimônio.
Foto: Divulgação