Leia notícias nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Juiz encaminha pedido de cassação do vereador Rogério Guedes para o TRE
No último dia 3 de março, o juiz eleitoral Alexandre Dalberto Barbosa determinou que o processo contra o vereador Rogério Guedes (PSB), por infidelidade partidária, fosse encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, nos termos da Resolução TSE 22.610/07. O impetrante do processo é o suplente da cadeira de vereador, Fernando do Nordeste (PSB).
Conforme esclarece o suplente, ao declarar que será candidato a Prefeito pelo PSDB, Rogério Guedes incorreu em infidelidade partidária. Em entrevista concedida ao Diário do Rio Claro, o suplente Fernando do Nordeste expôs que, quando Rogério Guedes divulgou sua candidatura em veículos de comunicação e nas redes sociais, violou o Código de Ética e o Estatuto do PSB e, somente por isso, decidiu reivindicar os seus direitos.
Rio Claro participa de Seminário Regional
O agente fiscal Alberto Merino esteve, nessa quinta-feira (5), representando o Prefeito de Rio Claro, e o gerente de Unidade de Conservação de Meio Ambiente, Wallace Algisi, representando o secretário de Meio Ambiente, no Seminário Regional de Municípios. O evento, que tem por objetivo o fortalecimento e implantação da chamada Agenda 2030, continua nesta sexta-feira (6).
A meta é promover a sustentabilidade urbana para um meio ambiente equilibrado, melhor utilizando os recursos do planeta. O financiamento para o evento vem da União Europeia, seguindo as resoluções da ONU. Os representantes estiveram no evento, pois, tanto o prefeito Juninho da Padaria, como o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Campeão, tiveram compromissos no Palácio dos Bandeirantes, referente ao programa Município Verde Azul.
Internacional
O ataque dos Estados Unidos que resultou na morte, no Iraque, de um militar de alta patente do Irã, o general Qassem Soleimani, e a tensão disparada com o ato repercutiram entre líderes mundiais. O tema ganhou visibilidade terça-feira (3) devido aos riscos da escalada do conflito entre as duas nações.
Diante da repercussão do episódio, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, buscou justificar o ato. Em sua conta no Twitter, declarou que Soleimani matou ou feriu “milhares de americanos por um período estendido de tempo e planejava matar muito mais” e acusou-o de participar da morte de manifestantes iranianos em seu país.
Presidente
O presidente Jair Bolsonaro disse terça-feira (3) que não há prazo para o envio da reforma administrativa ao Congresso Nacional. Bolsonaro disse que ainda falta um “polimento” final na proposta. A expectativa é que o texto avance em uma nova reunião com sua equipe de governo nos próximos dias.
Uma das preocupações do Planalto é tratar o tema com mais sensibilidade. Bolsonaro disse que o assunto não pode estar limitado a números, porque esbarra na situação de pessoas que compõem o serviço público.
Fotos: Divulgação