O município de Rio Claro se qualificou para obter a certificação no Programa Município VerdeAzul (PMVA), da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (5) pelo governador João Dória em evento realizado no auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo. No total 154 cidades obtiveram notas acima de 60 pontos no ranking do programa e Rio Claro faz parte desse grupo, com nota 65,46.
O certificado de qualificação foi recebido pelo prefeito João Teixeira Junior. “É uma grande conquista para o município que demonstra que estamos desenvolvendo um bom trabalho nas questões ambientais”, destaca o prefeito Juninho, que participou da solenidade no Palácio dos Bandeirantes acompanhado dos secretários Ricardo Gobbi e Silva (de Governo) e José Ricardo Lemes (do Meio Ambiente), do interlocutor local do PMVA, Edison Andrade e Leonardo Andrade, gerente de Planejamento Ambiental.
As certificações e qualificações do programa são oferecidas aos municípios que se destacam em ações em prol do meio ambiente, baseadas em dez diretrizes: município sustentável, estrutura e educação ambiental, conselho ambiental, biodiversidade, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos. “Vamos continuar trabalhando para obter a certificação final do programa”, comenta Ricardo Lemes.
A qualificação é considerada uma prévia para a certificação que ocorre ao final de cada ciclo anual. “A conquista do certificado garante prioridade para obter subsídios e recursos do governo do estado para investimentos no meio ambiente”, explica Gobbi.
O PMVA foi lançado em 2007 e atualmente 613 municípios paulistas participam do programa.
Foto: Divulgação