Muito conhecido e querido no município de Rio Claro, Monsenhor Jamil Nassif Abib completou 80 anos no último dia 4 de março, dia em que recebeu todo o carinho e felicitações da comunidade.
Para o jornalista e historiador José Roberto Sant’Ana, Monsenhor Jamil é um patrimônio espiritual e social da Diocese de Piracicaba, e em especial de Rio Claro. “O significado de sua atuação sacerdotal em Rio Claro nas últimas décadas é inestimável. Como pesquisador de documentação histórica do Brasil, é reconhecido nacional e internacionalmente. Seu nome tem citação constante em bibliografias de historiadores e jornalistas brasileiros. É um orgulho para os rio-clarenses terem vínculo com personalidade tão especial”, declarou.
Natural da cidade de Canitar, no interior do Estado de São Paulo, Jamil foi ordenado no dia 6 de janeiro de 1966. Atualmente, é pároco emérito e vigário-paroquial da Paróquia Santo Antônio, em Piracicaba. Também é o Chanceler do Bispado da diocese desde 1º de fevereiro de 2013. Foi o Cura da Catedral, pároco da Paróquia Santo Antônio, de 12 de fevereiro de 2006 a 22 de janeiro de 2015. Foi membro do Conselho Diocesano de Presbíteros.
Foi pároco da Paróquia São João Batista por 31 anos e reitor do Santuário Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção, em Rio Claro, e coordenador da Região Pastoral Rio Claro. Já exercera o ofício de Vigário Geral da diocese de fevereiro de 2003 a 19 de maio de 2004.
Foi ordenado sacerdote na Catedral de Santo Antônio pelo rito Bizantino Greco-melquita, pela imposição das mãos de Dom Elias Coueter em 9 de janeiro de 1966. No dia 16 do mês seguinte, iniciou seu trabalho em Rio Claro, primeiramente como vigário-cooperador da Paróquia São João Batista; depois, foi o primeiro pároco da Paróquia Bom Jesus.
Em 1969, foi transferido para a paróquia de Santa Maria da Serra e, em 1973, para a Paróquia Santa Cruz e São Dimas, em Piracicaba. No dia 22 de fevereiro de 1975, retornou a Rio Claro, tomando posse como pároco da Paróquia São João Batista e assumindo também a missão de Vigário Episcopal da Região Pastoral Rio Claro.
Foi agraciado com o título de Monsenhor “Capelão Pontifício”, nomeado pelo Papa João Paulo II em 6 de setembro de 1988, sendo que Dom Eduardo procedeu à investidura em 2 de julho do ano seguinte.
Monsenhor Jamil possui especialização em Museologia, Arquivologia e Arte Sacra e Mestrado em História. Ele se destaca na área de história, história da Igreja, museologia, patrimônio histórico e artístico e filatelia. Participou de diversos cursos, seminários e outros eventos; também desenvolveu diversas atividades relacionadas a essas áreas. Foi, por muitos anos, conselheiro do CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo, sendo também o representante do Regional Sul-1 da CNBB nesse órgão.
Foto: Diocese de Piracicaba