O incêndio ocorreu na madrugada de domingo (23) em um dos prédios de um residencial que fica no bairro Chácara Lusa. Os bombeiros foram acionados por volta das 3 horas. O fogo foi combatido pela Prontidão Azul, do Pelotão de Bombeiros de Rio Claro, composta pelo 1º Sgt PM Junior, Cb PM Sozza, Sd PM Mendes, Cb PM Diomarino, 2º Sgt PM Augusto, Cb PM Bento, Sd PM Tarrossi e Sd PM Chagas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, havia muito fogo, muita fumaça e oito apartamentos para realizar busca. O fogo começou no quarto de um apartamento do térreo. O morador não soube dizer como se iniciou o incêndio que foi rapidamente confinado e extinto pela guarnição de incêndio. Devido a intensidade da fumaça, alguns moradores dos andares acima ficaram retidos em seus apartamentos e acabaram ficando asfixiados e intoxicados.
De acordo com as informações, todos os moradores (crianças, homens e mulheres), dois deles já se encontravam inconscientes, foram resgatados pelas guarnições de exploração e salvamento do Corpo de Bombeiros e levados até o estacionamento, onde receberam o pré-atendimento pela equipe de solo guarnição de resgate e, logo em seguida, as vítimas foram atendidas e transportadas para hospitais pelas equipes Alfa e Bravo do SAMU.
Todas as vítimas foram socorridas, entre as mais graves estavam uma mulher, de 33 anos, e um homem, de 21 anos. Segundo informações de moradores, as vítimas já haviam deixado o hospital. Outras quatro pessoas da mesma família, sendo duas crianças de 6 meses e de 7 anos também foram resgatadas de um dos apartamentos do local.
SOCORRO
Vídeos foram gravados e mostram pessoas desesperadas e pedindo por socorro. Alívio e agradecimento foram os sentimentos do 1º Sgt PM Junior. “Obrigado, ó Senhor meu Deus por mais um dia de trabalho, onde pudemos salvar vidas e nenhum de nossos irmãos saíram desta missão machucados.
Alguns acham que para nós é uma rotina e que somos heróis, na verdade, somos homens que sangram, homens que temem o fogo e o respeitam, somos homens que lutam contra nossos medos e com nossas dificuldades. Temos capas sim, que nos protegem do calor do incêndio, temos ar para respiramos por equipamentos e temos coragem de ser bombeiros. Com Deus e fé seguimos em frente. Com um ótimo treinamento não há obstáculos”, declarou.
Equipe da perícia também foi acionada e esteve no local para apurar as causas do incêndio.
TREINAMENTOS
Ao Diário do Rio Claro o Comandante do Corpo de Bombeiros de Rio Claro Tenente Fábio Henrique Giovani destacou a preparação diária das equipes. “Fazemos capacitações constantes para aprimoramento das melhores técnicas que são usadas em casos de extrema urgência, que não são tão comuns.
Fazemos treinamentos de busca com as máscaras vendadas, para simular um local com muita fumaça, treinamento para passar em locais estreitos e apertados, simulando uma estrutura colapsada, técnicas de combate a grandes incêndios entre muitos outros. E nessa ocorrência várias dessas técnicas foram utilizadas”, salientou o comandante.
Na rede social, o 2° Sgt PM Augusto agradeceu a corporação, em especial, à equipe que atuou e destacou também a importância dos treinamentos.
AJUDA
A segunda-feira (24) foi de muito trabalho para os moradores que passaram o dia fazendo limpeza e retirando móveis e objetos que ficaram destruídos. “Podemos voltar para o local, mas temos que reformar e o cheiro está muito forte ainda”, declarou uma das vítimas.
Moradores que perderam roupas e objetos solicitam doações. Um dos pedidos é para uma bebê de apenas dois meses. Todos os produtos da criança, como fraldas e roupinhas foram queimados. “Preciso muito de ajuda, perdi todas as coisas da minha neta”, disse uma das moradoras.
Todas doações são bem vindas. “Perdemos móveis, precisamos de coisas para reforma e principalmente produtos para minha filha”, destacou Nivânia Antunes Lima, mãe da criança de dois meses. No apartamento moram seis pessoas, mas no momento do incêndio estava apenas um dos moradores que ficou ferido.
Quem puder ajudar pode entrar em contato pelos telefones: (19) 99679-9107 – 99758-3343.
Fotos Divulgação