O prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, recebeu nesta quinta-feira (20) no paço municipal a equipe Robô-Tigre da Escola Estadual “Profº. João Batista Leme”, que ficou em quinto lugar no torneio de robótica First Lego League, na etapa Desafio do Robô. Nela, os estudantes têm que construir e programar um robô autônomo capaz de cumprir missões predeterminadas.
Além de construir e programar robôs, os participantes do torneio devem desenvolver projeto de pesquisa com solução para um problema real, com base no tema sugerido que este ano é cidades inteligentes. A equipe Robô-Tigre fez um projeto de acessibilidade para o playground do Lago Azul com instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência.
O prefeito Juninho parabenizou a equipe pelo bom desempenho na competição. “É gratificante ver pessoas jovens sensíveis às necessidades do outro. Isso nos dá esperança de um futuro melhor com uma sociedade mais tolerante”, disse Juninho aos alunos. O prefeito ressaltou que inclusão tem sido preocupação do governo municipal, tanto que implantou brinquedo adaptado para crianças cadeirantes no Espaço Família do Jardim Guanabara e isso também será feito nos próximos Espaços Família.
A equipe explicou ao prefeito os procedimentos para realização do projeto, as pesquisas realizadas e ações empreendidas, até que o robô ficasse pronto. “A equipe tem três anos. É uma equipe nova e essa colocação no torneio é um grande feito”, observou Sérgio Barbosa, técnico da equipe, eleito o melhor técnico do torneio. Além do quinto lugar na etapa Desafio do Robô, a equipe ficou em sétimo lugar na classificação geral do torneio que teve participação de 32 equipes. Além disso, ficou como suplente para participar do torneio nacional.
Também técnica da equipe, Ana Paula Nardelli, elencou as dificuldades da equipe para conseguir recursos para participar da competição. “Os alunos fizeram campanhas e venderam pães de queijo para conseguir dinheiro e parte dos custos da viagem foi custeada pela APM da escola”, informou.
A equipe Robô-Tigre é composta pelos alunos Beatriz Dinelle Silva, Beatriz Fontana dos Santos, Davi Furtado Pastro, Isabelly V. F. das Neves, João Gabriel B. Rodrigues, Kamila de Freitas Alves, Luís Felipe Penteado, Pedro Henrique B. C. Ozório, Raphael Breda e Yam Victor A. Maciel. Também participaram da atividade desta quinta-feira (20) a diretora da Escola Batista Leme, Maria Teresa Busato Mendonça; o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira; e o diretor municipal de Administração, Sérgio Christofoletti.
Foto: Divulgação